domingo, 7 de junho de 2009

PERMANENTE OU ONDULAÇÕES PERMANENATES


QUENTE
FRIA OU QUIMICA



QUENTE

Na ondulação ao calor há ruptura das pontes dissulfuradas e neoformações de novas pontes. A agua em ponto de ebulição ou vapor, junto com redutores e alcalinos, produz a hidrólise das pontes laterais dissufidicas das fibras de ceratina, separando-as. A molecula dissufurada ( CISTINA) se separa em duas monossulfuradas: a cistina e o ácido sulfinidico. Esta se une com uma das cadeias laterais, formando uma nova ponte lateral.Quando usado por um bom cabeleireiro, dá bons resultados esteticos, mas causa ressecamento e perda de brilho dos cabelos, principalmente nas pontas. Os liquidos muito alcalinos diminuem a proporção de enxofre por degradação de ceratina capilar, e diminuem tambem a ressistencia capilar. A permanente a quente só deve ser feito em cabelos normais e usando soluções alcalinas contendo certa proporção de substancias pordurosas.

FRIA OU QUENTE

A ondulação a frio não altera a estrutura intima do cabelo, portanto são geralmente mais seguro.È feita na seguinte sequencia:
A ceratina do cabelo é reduzida em meio alcalino por solução onduladora de amoniaco e acido tioglicólico, que atua sobre a ponte lateral dissulfurada da molecula de ceratina. È necessario um ph alcalino adequado entre 9 e 9,5, por isso se agrega amoniaco.Logo após o relaxamento da ceratina, esta forma novas pontes que estabilizam a molecula em sua nova posição. As duas moleculas livres de cisteina se oxidam e voltam a conjugar-se reconstituindo as pontes dissulfuricas.Resumindo, há uma redução com ruptura das pontes de enxofre e uma oxidação com reconstituição das pontes.Sensibilizações ao tioglicolato são extremamente raras, apesar de se ver às vezes dermatites irritante transitoria.Os cuidados após permanente são usar condicionador, leave on, filtros solares capilares e hidratações periodicas.
Deve ser evitado durante a gravidez, em alterações da haste do cabelo (tricorrexe, tricoptilose etc) e doenças do couro cabeludo (eczema, psoriase, impetigo).

Um comentário:

  1. no meu curso de cabeleireiro estou no caminho de aprendizagem sobre pontes de sulfeto, pontes dissufuradas e pontes salinas

    pontes dissufuradas - é uma das pontas que tbm faz parte do nosso cabelo quando ela sofre uma reação quimica como coloração elas não se perdem os dois atomos de enxofre se movimentam em forma de desalinhamento mas não se perde, como no caso das pontes de sulfeto, quando usamos produto que vem derivado de litios e etc. perdemos uma dessas pontes, entao por issodevemos cuidar bem e equilibrar o fio porque qdo fazemos uma transformação quimica forte perdemos uma molecula de atomo de enxofre e temos que cuidar pra não perde a outra pois o cabelo fica completamente desestriturado, e pontes salinas - é algo permanente atravez da umidade, ex: escova o cabelo lava, passa pela transformçao na ponte de salina.

    ResponderExcluir

SEJE BEM VINDO, E DEIXE SEU COMENTARIO VERDADEIRO, E ESPERO ATENDER AS EXPECTATIVAS DE QUEM BUSCAR INFORMAÇÃO SOBRE OS ASSUNTOS DESTE BLOG......