domingo, 31 de maio de 2009

HAIR GLOSS


Podem se usados em terapia forte em cabine e, após, com manutenção quinzenal, são hidratantes densos, aplicados uniformemente no cabelo desembaraçado, deixao-se ficar durante cinco minutos com papel aluminio ou no vapor. evitar touca termica ou infravermelho por se tratar de calor seco. É usado em cabelos muito ressecados, danificados ou tingidos.

LEAVE IN


São aplicados na extensão dos fios limpos e umidos antes de escovar ou nos cabelos secos para desembaraçar e facilitar o penteado. A diferença para o condicionador é que eles permanecem no cabelo depois da lavagem. Protegem e restauram os cabelos, aumentam a resistencia e dão brilho, recuperando e unificando as escamas do fio de cabelo. São principalmente à base de silicones nobres ( ciclometicona e dimeticona), óleo vegetal, filtro solar, vitaminas A e E, manteiga de karité e proteinas, alguns tem proteinas termoativadas ( potencializadas pelo calor do secador nobres).

PROPRIEDADES DOS CONDICIONADORES


O condicionador ideal deve proporcionar: condicionamento ( eleiminação de cargas), formação de filme lubrificante nos fios, facilidade de penteabilidade a úmido e a seco, brilho e redução da fragilidade.
Formula base de um condicionador. geralmente todos tem:
A) Materias graxas; conferem espessamento e sobreengordurancia. Sua função é cobrir a superficie do fio do cabelo com uma pelicula fina, reengordurando a cuticula dos cabelos. ex: álcoois graxos ( cetilico ou cetoestearilico), ésteres graxos ( cutina), lanolina, triglicerides, óleos vegetais, silicones e óleos minerais.

B) Silicones: principalmente as dimeticonas do grupo dimeticona copoliol.

C) Compostos quaternarios ( cationicos): os tensoativos cationicos adquirem carga positiva, quando em solução aquosa. Tem alta irritabilidade para a pele, olhos, baixa detergencia e baixa biodegradabilidade. Tem atividade bactericida e reduzem carga eletrostatica do cabelo. O cabelo absorve os cationicos devido á interação da carga positiva destes com a sua superficie que possui carga final negativa. Consequentemente, ocorre neutralização da carga anionica do cabelo resultando na eliminação da carga eletrostatica.Formam uma pelicula lubrificante responsavel pela diminuição do embaraçamento, facilitando o penteado quando molhado, aumento do volume, efeito antiestatico, aumento de brilho e maciez. O uso continuo pode levar a formação de depositos indesejaveis do polimero sobre o cabelo.

D)Proteinas hidrolisadas; São poliperptidios soluveis em agua, derivados de proteinas animais, como colageno, proteinas do leite ou da seda.

E) Ceramida a 2%: apresenta alta aderencia ao fio, usada em cabelos muito danificados e sem brilho.

CONDICIONADORES


Devem ser usados na última lavada e retirado o excesso.Protegem a haste do cabelo, deixando-a suave e facilmente penteavel.São usados principalmente em cabelos submetidos a agressões mecanicas, fisicas ou quimicos, continuas, como lavados frequentes, penteados repetidos e ondulações.São preparações cationicas com finalidade de neutralizar residuos dos tensoativos anionicos e cargas negativas presente nos cabelos, eliminando com isso a atração estática. Atenuam o ressecamento por ação emoliente e formam, na superficie do cabelo, uma pelicula lubrificante facilitando a penteabilidade. O efeito condicionador se baseia na deposição, ao longo da superficie dos cabelos ou no interior de suas fibras, de componentes funcionais resistente ao enxague subsequente.

PRINCIPAIS PRINCIPIOS ATIVOS USADOS EM XAMPUS


antecaspa e controle da oleosidade



CETOCONAZOL 2%; piritionato de zinco 2%; sulfeto de selenio 2%; extrato de algas marinhas,piridoxina ( vitamina B6 ].
extratos vegetais: 1 a 5%
alecrim: tonico e estimulante.
aloé vera: cicatrizante, umectante, emolieante.
algas marinhas: umectante
arnica: adstrigente, descongestionante.
centelha asiatica: tonico, estimulante da circulação.
calendula: antiinflamatorio, ati-septico, antialergico.
camumila: descongestionante, clareador
capsicum: rubefaciente.
erva-doce: calmante e descogestionante.
hamamélis: adstrigente.
jaborandi: tonico estimulante.
jjoba: umectante e adstrigente.

BASES PARA XAMPUS


Existe uma base comum a todos os xampus, variando a concentração de acordo com o efeito desejado para cabelos normais, secos ou oleosos.


TENSOATIVOS OU DETERGENTES

São o lauril éter sulfato de sódio e lauril sulfato de trietanolamina. Possuem em sua estrutura molecular grupos hidrofilicos e lipofilicos com capacidade de alterar a força de ligação entre sujeira e cabelo, removendo-a. Produzem espuma, emulsionamento e detergencia.


ESTABILILIZADOES DE ESPUMA

A oleosidade natural funciona como inibidor de espuma. O consumidor deseja espuma abundante e estavel durante aplicação de xampus, por isso os estabilizadores são usados em concentração de 2,5 porcento e tem algum efeito condicionador ou suavizantes ( sobreengordurantes). exemplo: dietanolamidas ou alquinolamidas de ácidos graxos de coco,monoetanolamidas a trietanolamina lava, mas deixa residuos ( gorduras).

SOBREENGORDURANTES OU CONDICIONADORES

Se a lavagem é eficaz e o cabelo fica totalmente sem gordura.Ele se carrega de eletricidade estática e torna-se dificil pentear.Os condicionadores são capazes de neutralizar este efeito, compensando o excesso de oliosidade retirada de ácidos graxos de coco.lanolina etoxilada, cetiol, óleo de abacate, amendoas, germe de trigo, jojoba, macadamia, amônios quartenarios, hidrolisados de proteinas de origem animal, colageno, proteinas de leite ou seda e dimeticonascopolioles.

ESPESSANTES

Servem para aumentar a viscosidade, pois xampus mais viscosos mais bem aceitos. Os principais são amidas, betainas, cetiol , dehydol e sais organicos ( cloreto de sódio ou amonio), derivados da celuloses ( metil celulose, hidroxipropil celulose,natrosol), gomas ( xangana, agar), polimeros carboxivinilicos, polivinilpirrolidonas e alcóois polivinilicos ( carbopol).

CONSERVANTES

Evitam a contaminação das emulsões. São usados os parabenos, imidazolidinil ureia, merguard 1200, quartenio 15,kathon gg ou clorometil isotiazo-linona.

ESSENCIAS

São usados geralmente a 0.5 porcento. Podem turvar ou alterar a viscosidade do xampu.

ADITIVOS

A) Sequestrantes: servem para eliminar íons metalicos que se depositam na haste de cabelo dando-lhe aspecto sem vida e fosco. Usa-se EDTA-na2 e ácido citrico.

B) Antioxidantes: conservam a estabilidade da formulação evitando a oxidação de alguns compromentes.Exemplos: tocoferol ( vitamina E) e bht ( butilidroxitoluenno).

C) Filtros solares: protegem o cabelo contra os danos causados pelas radiações ultavioleta. Exemplos: benzofenona e escalol hp 610.


PROTEINAS E DERIVADOS

Efeito protetor e reparador dos cabelos.Ceratina hidrolisada: Elastina hidrolisada; proteina hidrolisada do trigo: colageno; aminoacidos da seda.

VITAMINAS

Usadas de 0.5-1 porcento;
D PATENOL ( vitamina B5): umectante, brilho, une as pontas.
Vitamina E; umectante e antioxidante
Vitamina B6: controla a secreção sebácia.
Vitamina pp (nicotinamida): estimulante capilar anti-seborréico.

SILICONES

Dimeticona: copoliol, brilho, hidratação, penteabilidad úmido/seco.
Ciclometicona: penteabilidade a úmidade, brilho, retenção de cachos.
Microemulsão: reparador de cabelos danificados, tintos, com permanentes.

REGULADORES DO PH

O ph desejavel de um xampu é de 6-6,5 É regulado com solução de ácido citrico, ácido lático, ácido fosforico, ácido glicolico ou hidroxido de sódio.