domingo, 27 de dezembro de 2009

PERGUNTE QUE EU RESPONDO 3


O QUE É BABYLISS?


é um aparelho cilindrico de metal de varias espessuras usado para fazer cachos marcados e dar volumes aos cabelos finos. enrole uma mecha no cilindro e segure por três segundos. quanto mais fino o cilindro, menor será o anelado. antes de começar a encaracolar. aplique sempre um produto termoativado para proteger do calor excessivo.


COMO OCORRE O CRESCIMENTO DO CABELO?


o fio cresce entre 8 a 12 mm pr mês. esse ritimo é definido geneticamente, mas pode ser diminuido em caso de desnutrição acentuada ou anemia profunda.


PORQUE A COLORAÇÃO DESBOTA?


a perda da nitidez e do brilho da coloração ocorre tanto no cabelo natural quanto no colorido. o grande vilão é o sol, que penetra no fio causando uma oxidação que modifica a melanina ou os peguimentos da tintura, para evitar esse problema, use chapeu ou bone e aposte em produtos com filtro solar.


O QUE É DREADLOCKS?


mechas do cabelos são esfregados com cera de abelha entre as mãos ate formar rolinhos bem apertados. os dois maiores problemas de quem faz ddreas são a fricção[ que arrebenta os fios] e a dificuldade de limpeza que pode causar fungos no couro cabeludo. sempre que lavar os rolinhos. seque com secador. se você quiser fazer dreads apenas apenas por um dia, em vez de usar cera de abelha que dura menos, enrole com cera ou pomada. você lava e sai.


O QUE É CUTICULA DO CABELO?


é uma barreira protetora formada por placas de queratina sobrepostas no fio[ como escamas de peixes]. com movimento proprio ela se abrem para receber a agua, fazendo com que o fio funcione como uma especie de esponja, depois vão se fechando a medida que o liquido evapora.


QUAL A DIFICULDADE DO CABELO CRESPO?


esse tipo de cabelo tende a ser mais ressecado e opaco, o que dificulta a chegada da oliosidade natural do comprimento as pontas e não permite o reflexo da luz. alem disso o fio tem varias camadas de cuticulas [ entre 7 a 15] o que torna dificil a penetração dos produtos. por isso é preciso a ajuda do calor do secador, por exemplo. para fazer essas escamas se abrirem e a formulação agir.


O QUE É CONDICIONADOR?


creme que facilita na hora de desembaraçar os fios umidos. melhorando a elasticidade, pois fecha as cuticulas, diminuindo o aspecto arrepiado, e equilibrando o ph e a oleosidade natural do cabelo, em geral contem queratina, vitaminas, ceramidas ou cilicone que protegem e nutrem e hidratam os fios.




O QUE É PROTEINA?


substacia sintetica ou a base de seda, trigo, leite de aveia que aumenta a resistencia, a elasticidade e a umidificação dos fios. está presente principalmente nos condicionadores e leave-ins.


O QUE É QUERATINA?


proteina presente na cuticula do cabelo cuja distribuição detremina o tipo de cabelo de uma pessoa; os lisos tem sua ordenação uniforme. nos crepos: irregular. a queratina natural ainda corrige desde leves danos até grandes falhas causadas por processos quimicos agressivos. o tratamento feito em salões a base de substancia sintetica liquida devolve a elasticidade e a hidratação do cabelo. deve ser repetida uma vez por semana ou a cada 15 dias, até a recuperação total do cabelo.


O QUE É REFLEXOS?


clareamento dos fios feito em mechas mais grossas das que são utilizadas nas luzes e mais destribuidas pela cabeça, colorindo boa parte da cabeça. o retoque é feito a cada trinta dias.


O QUE É REFLEXO CONTRARIO?


tambem chamado de low light, são mechas escuras em cabelos claros. a tecnica utilizada e a mesma do reflexo tradicional. pode ser feita em pequenas quantidades ou em areas maiores. é preciso retocar a cada 25 ou 30 dias.


O QUE É TERMOATIVADOS?


classificação dada aos produtos ativados com o calor do secador, da chapinha ou do babyliss, eles formam uma pelicula ao redor dos fios para evitar a saida da agua do interior da fibra capilar e com isso combatendo o ressecamento.


O QUE É XAMPU ANTI-RESIDUOS?


conhecido como pré-xampu, abre as cuticulas e limpa os residuos de finalizadores, tinturas e outros produtos. para não ressecar o cabelo use uma vez por mes, antes da coloração, ao voltar da praia ou quando sentir que o cabelo não responde mais aos cosmeticos.