domingo, 24 de maio de 2009

AURELIO/ VOCABULARIO


BUSQUE OS SIGNIFICADOS DOS TERMOS
EXIBIDO NESTE BLOG




ACNE CÍSTICA: Acne com ciste contendo sebo e queratina, inflamação das glandulas sebacias por secreção retidas.

ALCOOL: Álcool solvente é um poderoso solvente que é comumente usado como uma forma barata de penetrar na pele.Este álcooldanifica as proteinas e é conhecido por ser uma quimica toxica.

ALOPECIA: Um termo médico que significa calvicie, especialmente da cabeça.

ANÁGENA: Fase de crescimento do cabelo, dura de 2 a 6 anos.

ANDRÓGENA: Uma substancia que produz ou estimula o desenvolvimento das caracteristicas masculina como o hormonio testosterona.

AROMATASE: Uma enzima ou complexo de enzimas que promove a conversão de um andrógeno,como a testosterona, para estrogenio, como o estadiol.Testosterona pode aromatizar (converter) para estrogenio.Estrogenio pode aromatizar (converter) para testosterona ou dht.

ASSIMILAÇÃO: A transformação dos alimentos em tecidos vivos.É a habilidade de nosso corpo em absorver e usar as vitaminas que nós dispensamos aos nossos corpos.

AUTO: 'Sí mesmo' Doença auto imune; Doenças produzidas quando a tolerancia normal do corpo de seus produtores antigenos nas celulas deseparecem.Pode ser iniciada ou ser resultado de uma produção de antecorpos, algumas vezes com danificações a componentes normais do corpo.

BULBO PILOSO: O Bulbo piloso se encontra na base do cabelo, conectado com a papila e é onde o cabelo se desenvolve.

CABELO: Um fio queratinizado que cresce na pele dos mamiferos.Ele é formado basicamente de proteinas e sinteses de carbohidratos.

CABELO TERMINAL: É o cabelo saúdavel, com as raizes aprofundadas no couro cabeludo, ou seja, os cabelos que cortamos, lavamos, colorimos, etc.

CAPILARES: São minusculos vasos sanguineos que conectam as arterias as veias.

CATÁGENA: A fase intermediaria do ciclo de crescimento dos cabelos.está entre a fase de crescimento ( anágena) e a fase de repouso e perda do cabelo(telogena)

CELULA: Uma minuscula massa de protoplasma que forma a unidade estrutural de todo o corpo organizado.As celulas carregam em sí, todas as atividades funcionais do corpo.

CELULAS DA PAPILA DERMAL: Regula o crescimento do foliculo e o periodo de repouso.

COLAGENO: O colageno dá resistencia e estrutura a pele.Junto com a elastina, o colageno forma uma ligação de apoio a proteina, que é essencial para manter a pele e os cabelos saúdaveis.

DERMODEX FOLLICULORUM: Parasita do foliculo piloso ou da façe; Um parasita microscopico que infesta os foliculos pilosos e glandulas sebacias de varios mamiferos incluindo os seres humanos.

DERME: Camada da pele que se encontra imediatamente abaixo da epiderme, ou seja, a verdadeira pele.Consiste de duas camadas, a papilar e a reticular. A derme cório é composta de tecidos conectivos fibrosos que contem colageno, elastina e numerosos capilares linfaticos e nervos.Aqui tambem se encontra os foliculos pilosos, musculo eretor, glandulas sebacias sudoripas e seus canais.

DHT ( DEIDROTESTOSTERONA) : Um poderoso hormonio formado por uma reação enzimatica entre a enzima 5 alpha redutase e testosterona em tecido de pele responsivo (tissue responsive skin) o couro cabeludo é tecido de pele responsivo.DHT é a causa principal de perda de cabelos em homens e mulheres.

EFEITOS PHOTO TOXICOS DA LUZ SOLAR: Dht pode tambem ser formado atraves da ação de uma classe de quimicas conhecidas para radicais livres, que são formados quando a luz ordinaria do sol chega a penetrar na pele.

ELASTINA:Elastina traz a eleaticidade da pele, junto com o colageno, a elastina forma uma ligação de apoio a proteina, que é essencial para manter a pele e os cabelos saúdaveis.

EPIDERME:A camada da pele que é visivel e palpavel.

ESTRADIOL: Um esteroide feminino produzido pelos ovarios e que possui propriedades estrogenicas.

ESTROGENIO: Qualquer substancia natural ou artifcial que induz estro,e o desenvolvimento das caracteristicas sexuais femininas: mais especificamente, os hormonios estrogenicos, são produzidos pelos ovarios. Ele é tambem conhecido como o hormonio sexual femonino.

ENZIMAS: Qualquer um dos numerosos complexos de proteinas que são produzidos por celulas vivas e cataliza reações bioquimicas nas temperaturas do corpo.

FIO DE CABELO: A parte do fio do cabelo, ou pelo que está para fora do couro cabeludo ou pele.

FOLICULO PILOSO: Um sofisticado recipiente no couro cabeludo de onde os cabelos crescem. A alta atividade celular o faz vuneravel as mudanças internas e externa no meio ambiente.

GLANDULAS CEBACIAS& SEBO: É uma glandula na pele com uma secreção oleosa e é regulada por hormonio. A glandula sebacea solta uma secreção de sebo, um material gorduroso que lubrifica os foliculos e a pele.Acredita-se que elas trazem nutrientes e elementos necessarios para o crescimento dos cabelos, e possivelmente traz toxinas e poluentes para dentro dos foliculos. A falta ou o excesso de produção de hormonio pode formar pequenos blocos sebacios comprometidos com residuos foliculares. A glandula sebacea tambem envia sebo para dentro do foliculo piloso onde o demodex folliculorum vive e se alimenta da sabacea. Esteparasita vive e morre dentro do foliculo provocando deterioração do foliculo, minituarização e perda dos cabelos. O demodex fica totalmente encoberto de sebo, enganando o sistema imunologico, não permitindo o reconhecimento deste parasita.

HEREDITARIEDADE: Trasnmição de traços dos ancestrais para descendentes atraves de mecanismos moleculares encontrados maiormente np dna ou rna dos genes.

HIPODERME: A hipoderme contem os foliculos pilosos, musciulo eretor, glandulas sebaceas e sudoriparas e celulas gordurosas.

HIRSUTISMO: Crescimento de cabelos em locais e quantidades não comuns, como pelo na face das mulheres ou nas costas dos homens.

HORMONIO: Uma substancia quimica formada em um orgão ou parte do corpo e carregado pelo sangue para outro orgão ou partes do corpo no qual estimula a atividade funcional ou secreção.

LIGADURA DO CABELO ( BONDS) . : O sal é responsavel por manter a elasticidade do fio de cabelo.O hidrogenio é responsavel por reter umectação.O bissulfeto é responsavel por dar resistencia maxima ao fio de cabelo.
SAL:Elasticidade ( quando no conjunto de uma formula ou metabolizado pelo corpo)
HIDROGENIO: Umectação
BISSULFETO: Ressistencia.

LIPIDIOS HIDROFÓBICOS: ( substancia que não se misturam com agua, como secreção sebacea). São produzidos no corpo e comtem dht que interrompe o crescimento de cabelos saúdaveis.

MICROCIRCULAÇÃO: Pequenos capilares na superficie interna da pele.

minituarização: Foliculos pilosos que são reduzidos em tamanhos e que passam a produzir cabelos finos, frageis e fracos( penugem).

MUSCULO ERETOR: É um musculo associado com a base de cada fio de cabelo.Ele se contrai quando a superficie do corpo sente frio, desta forma dando aparencia do arripio.Ele comprime as galndulas cebaceas que se encontram logo acima dele.


PAPILA: Uma projeção do cório que se estende até dentro do bulbo na parte inferior do foliculo piloso.Ela comtem capilares que atraves deles o cabelo recebe sua nutrição.

PENUGEM: É um cabelo extremamente fino, despigmentado, com as raizes bem rasas e presentes no couro cabeludo e no corpo.

PH: É um simbolo que identifica a concentração do potencial hidrogenico, ou seja o grau de acidez ou alcalinidade.

PROTEINA: Uma substacia organica complexa que está presente em todos os tecidos vivos como a pele,couro cabeludo,cabelos em formação e unhas.

PROTEINAS E SINTESES DE CARBOHIDRATOS:Atraves deste processo o cabelo é formado.

PSEUDO: Combinação de formas que segnifica falso ou imitação.

PSEUDO-ESTROGENIO: Poluentes conhecidos no nosso meio ambiente que afeta o ciclo reprodutivo de certos animais.Estes poluentes estão ligados as causas de perda de cabelos, como um dos maiores causadores, eles tambem são muito conhecidos como uma imitação do estrogenio.

QUERATINA: Um fibra resistente, proteina insoluvel e formadora dos principais componesntes dos cabelos e unhas.

RESIDUOS FOLICULARES: Aumulos deixados por xampoos, condicionadores, finalizadores e modeladores comuns e convencionais. Acumulo de residuos cosmedicos, cloro e minerais.

RADICAL LIVRE SUPERÓXIDO :Tipo de radical livre mais comum que existe é o principal causador do envelhecimento prematuro photo-toxico ou o atrofiamento das celulas da pele.Quando isto ocorre,as celulas produzem menos colageno e elastina.Ele é mortal a todas as celulas, incluindo no foliculo piloso responsaveis pelo desenvolvimento, manutenção e crescimento dos cabelos.

RECEPTOR: Um componente da celula que combinado com medicamentos, hormonios ou mediador quimico, altera a função da celula.

SEBO: A secreção gordurosa sebacea.

SEBORREIA: Uma doença funcional da glandula sebacea, marcado por um aumento e alteração da qualidade da secreção sebacea.

SITIOS RECEPTORES : Proteina cravada na membrana plama da celula.Eles são encontrados em volta dos foliculos pilosos.São como magneticos que atraem nutrientes essenciais para a reprodução e crescimento de cabelos saúdaveis.

TELOGENA: Fase de repouso (perda) no ciclo de crescimento do cabelo. Alguns fatores podem prematuramente enviar o foliculo a esta fase.Isto pode resultar em uma perda diaria, excessiva de cabelos.

TESTOSTERONA: Um hormonio masculino que é produzido nos testiculos ou feito sinteticamente.Ele é responsavel por induzir e manter as caracteristicas sexuas secundarias masculinas.

TOMADA DE OXIGENIO E NUTRIENTES: Melhorando a higiene da pele ou do couro cabeludo, o foliculo piloso recebe mais nutrientes e oxigenio, encourajando o crescimento dos cabelos e corrigindo muitos problemas do couro cabeludo ou pele.

TOXINAS: Quimica danificadoras, Algumas das quais danificam as celulas vivas. Podem ser criadas pelo proprio corpo(dht) ou introduzidas no corpo oralmente ou até mesmo topicamente como alcool solvente.

PVC OU PVP (SILICONE). Costumeiras resinas plasticas usadas em produtos convencionais para cabelos. Geralmente estas resinas plasticas são usadas em muitos produtos como hidratantes, condicionadores, restauradores, resconstrutores, ativadores de cachos, controladores de volume e reparadores de pontas. Tambem são usados em muitos produtos para dar a aparencia de molhado fixação e brilho. Produtos com tais ingredientes impermiabilizam e impregnam os fios de cabelos, a pele e o couro cabeludo, causando um acumulo de residuos plasticos que bloqueam os foliculos pilosos( orificios de onde os cabelos crescem). Eles tambem encapam os fios de cabelos não permitindo a penetação de nutrientes vitais para a saúde dos cabelos. É uma mascara para os problemas dos cabelos danificados e não um tratamento.

DEMODEX FOLLICULORUM


OUTRAS CAUSAS DE PERDA DE CABELOS QUE SÃO
COMUNS E ANORMAIS




Demodex, um parasita microscopico, tambem tem sido associado com o afinamento ou perda dos cabelos. Este parasita foi originalmente descoberto em 1840, por Richard Owens e por muito tempo sabe-se que habitam no couro cabeludo, sobrancelhas, e nas areas da testa. Os laboratorios de pesquisas fizeram a primeira descoberta ligando o demodex e a perda de cabelos em 1997. Desde então isso foi estudado e confirmado pela universidade TULANE de medicina em 1999.O Demodex não está presente no couro cabeludo de todas as pessoas. Este organismo microscopico produz uma enzima digestiva chamada lípase. A lipase é necessaria para que o demodex possa quebrar e se alimentar do sebo produzido pelas glandulas sebácias. Couro cabeludo com quantidade excessiva de sebo ( oliosidade) aparentemente parece mais propensos a terem colonias de demodex. Este ecto-parasita tem um casco exterior, no qual o sebo gruda nele tenazmente. O demodex rouba do cabelo em desenvolvimento nutrientes essenciais alimentando-se do sebo produzido. Acredita-se que o demodex nasce, vive reproduz e morre em 15 dias dentro do foliculo piloso. Demodex é um estranho no foliculo piloso, e a lipase produzida por ele, acredita-se que ela adversamente afeta a qualidade, condição e a aparencia do cabelo.A presença de demodex tambem tem sido associada com inflamações. no qual encurta o ciclo de vida dos cabelos.
Estudos na universidade de medicina TULANE, confirma a ligação entre demodex e a perda de cabelos.Mesmo sabendo que o demodex não está presente em todos os couros cabeludos, os estudos descobriram que o demodex estava presente em 88 porcento dos homens e mulheres que foram clinicamaente analisados com perda de cabelos. Tambem o demodex não foi encontrado em 91 porcento de homens e mulheres clinicamaente analisados que tinham uma densidade normal de cabelos.