sábado, 23 de maio de 2009

MEIO AMBIENTE


OS POLUENTES





Nosso couro cabeludo está continuamente exposto a poluentes do ar, cloro, metais, minerais e aguas poluidas. Poluentes do meio ambiente como pseudo-estrógenio (imitação de estrogenio) e toxinas poduzidas no nosso corpo, como por exemplo o dht, podem simultaneamente contribuir com a perda dos cabelos. O sol tambem é um dos maiores danificadores dos foliculos. Atraves dos efeitos de luzes photo-toxicas os radicais livres são formados quando a luz solar( ou luz dos tubos florescente,cama ou camara bronzeadora) atinge e penetra a pele. Estes raios UV-A são nocivos e podem de uma forma não natural envelhecer as celulas da pele, incluindo o couro cabeludo desprotegido.

MEDICAMENTOS


EFEITOS COLATERAIS





Os efeitos colaterais de medicamentos podem causar perda dos cabelos porque os foliculos são super sensiveis a mudanças. Por exemplo: pilulas anteconcepcionais contem hormonios. Quase todas as terapias hormonais tem o potencial para causar a perda de cabelos.Esteroides, quimioterapias especificas, bem como medicamentos para controlar a pressão sanguinea, deabetes, doenças do coração, e até mesmo medicamentos para acne podem causar uma perda de cabelos permanente ou temporaria.

SAÚDE


SAÚDE




Nem todos os corpos saúdaveis produzem cabelos bonitos e saudaveis! mal funcionamento da glandula tireoide, que produz hormonios (no qual causa hipertireoide e hiportireoide), é um dos poucos problemas da perda dos cabelos relacionada á saúde. Os efeitos colaterais da medicação usada para tratar doenças como à tireoide, tambem podem causar problemas de perda dos cabelos. Mulheres gravidas, geralmente consideradas saudaveis, tambem podem experimentar a perda dos cabelos que é geralmente associada com uma temporaria mudança hormonal no corpo.

ALIMENTAÇÃO


NUTRIÇÃO & DIETA ALIMENTAR




Alto consumo de gordura animal ( como as encontradas em fast food), excesso de vitamina A ou rápida perda de peso, reduz os aminoácidos e a assimilação de vitaminas necessarias para o crescimento dos cabelos, pobres nutrição, limitando a quantidade necessaria de alimentos, e dietas de proteina liquida podem causar a perda dos cabelos.Deficiencia em biotina, ferro, proteinas e zinco são particulamente nocivas ao crescimento de cabelos saudaveis.

STRESS/ TRAUMA






STRESS/ TRAUMA




O aumento do stress provoca um aumento dos niveis de testosterona, no qual converte para dht e enterrompe o ciclo de crescimento dos cabelos. Tambem o stress ou trauma, causa uma constrição no abastecimento sanguineo dos vasos capilares, causando falta de tomada de oxigenio e nutrientes,isto causa uma pobre assimilação de vitaminas e nutrientes para o foliculo piloso.

A GENETICA


PRE-DISPOSIÇÃO GENÉTICA





Pesquisas cientificas mostraram que nas ultimas década a perda dos cabelos está em alta para os homens e mulheres. Uma predisposição genética para ter equilibrio e desequilibrio hormonal, bem como a conversão de testosterona em deidrotestosterona ( dht), pode ser herdado tanto por parte da mãe como do pai.O envelhecimento tambem tem parte na deterioração do foliculo piloso e perda de cabelos. Por toda a nossa vida os niveis de testosterona e estrogenio em homens e mulheres passam por mudanças dramaticas. Estas flutuações hormonais e a conversão para o dht podem causar perda dos cabelos. A identificação de um gene " bald" ( calvo) somente existe em casos raros de alopecias totalis e universalis.As quedas de cabelos mais comuns são relacionadas à idade e predisposição familiar para ter mudanças hormonais que podem causar a perda dos cabelos.

FIQUE DE OLHO


RAZÕES DE PERDA DE CABELOS: CAUSAS POSSIVEIS





PRÉ- DISPOSIÇÃO GENETICA : HISTORIA FAMILIAR DE PERDA DE CABELOS

TRAUMA/STRESS: CONSTRIÇÃO DO ABASTECIMENTO SANGUINEO,
POBRE ASSIMILAÇÃO DE VITAMINAS E OUTROS

NUTRIÇÃO/ DIETA ALIMENTAR: ALTO CONSUMO DE GORDURA ANIMAL

SAÚDE: TIREÓIDE E GESTAÇÃO

MEDICAMENTO: QUIMIOTERAPIA

MEIO AMBIENTE: PSEUDO-ESTROGENIO E PSEUDO-ANDRÓGENOS

TABELA


TABELA DE PERDA DIARIA DE CABELOS




NORMAL 10 A 50 FIOS POR DIA

MODERADAMENTE NORMAL 51 A 100 FIOS POR DIA

ANORMAL 101 A 150 FIOS POR DIA

SIGNIFICATIVAMENTE 150 OU MAIS FIOS POR DIA