domingo, 31 de maio de 2009

PROPRIEDADES DOS CONDICIONADORES


O condicionador ideal deve proporcionar: condicionamento ( eleiminação de cargas), formação de filme lubrificante nos fios, facilidade de penteabilidade a úmido e a seco, brilho e redução da fragilidade.
Formula base de um condicionador. geralmente todos tem:
A) Materias graxas; conferem espessamento e sobreengordurancia. Sua função é cobrir a superficie do fio do cabelo com uma pelicula fina, reengordurando a cuticula dos cabelos. ex: álcoois graxos ( cetilico ou cetoestearilico), ésteres graxos ( cutina), lanolina, triglicerides, óleos vegetais, silicones e óleos minerais.

B) Silicones: principalmente as dimeticonas do grupo dimeticona copoliol.

C) Compostos quaternarios ( cationicos): os tensoativos cationicos adquirem carga positiva, quando em solução aquosa. Tem alta irritabilidade para a pele, olhos, baixa detergencia e baixa biodegradabilidade. Tem atividade bactericida e reduzem carga eletrostatica do cabelo. O cabelo absorve os cationicos devido á interação da carga positiva destes com a sua superficie que possui carga final negativa. Consequentemente, ocorre neutralização da carga anionica do cabelo resultando na eliminação da carga eletrostatica.Formam uma pelicula lubrificante responsavel pela diminuição do embaraçamento, facilitando o penteado quando molhado, aumento do volume, efeito antiestatico, aumento de brilho e maciez. O uso continuo pode levar a formação de depositos indesejaveis do polimero sobre o cabelo.

D)Proteinas hidrolisadas; São poliperptidios soluveis em agua, derivados de proteinas animais, como colageno, proteinas do leite ou da seda.

E) Ceramida a 2%: apresenta alta aderencia ao fio, usada em cabelos muito danificados e sem brilho.

2 comentários:

  1. Oi Jan, eu estavva buscando alguma resposta sobre polímeros e achei seu blog, eu gostaria q vc me desse sua opinião, meu cabelo é crespo minha adolencia toda usei wellin (acho q nem existe mais...rs) e fica um enrolado solto , embor ressecasse um pouco, atualmente eu uso guanidina salon line e a progressiva adlux, meu volume diminiu bastante, mas meus cabelos ficaram frágeis, quebradiços e com pontas finas, e isso o impede de crescer mais, as vezes me arrependo de ter deixado-o 'liso' e tenho saudades dos meu cachos, acho o cabelo da Oprah lindissimo e não achei ninguem q saiba o q ela realmente faz, te peço sua opinião profissional. Grata Cintia

    ResponderExcluir
  2. Citia, todo mundo quer seus cabelos lisos, no entanto o custo é caro. os processos quimicos como os relaxamentos são danosos a cuticula do cabelo, uma vez danificados, ou seja realinhado, nada s pode fazer para a reparação. uma molecula de enxofre foi quebrada nesse processo e uma vez feito isso nada mais se pode fazer para reparar. que voce pode fazer de agora en diante é hidrata-lo para não piorar,e espera-lo crescer. os oleos de moracanoil é bem indicado para seu cabelo. é um produto vindo de israel. veja no meu blog ou procure no google mais informações sobre esse produto, ue se pode comprar por alguns sits de vendas... grande beijo...

    ResponderExcluir

SEJE BEM VINDO, E DEIXE SEU COMENTARIO VERDADEIRO, E ESPERO ATENDER AS EXPECTATIVAS DE QUEM BUSCAR INFORMAÇÃO SOBRE OS ASSUNTOS DESTE BLOG......