domingo, 31 de maio de 2009

BASES PARA XAMPUS


Existe uma base comum a todos os xampus, variando a concentração de acordo com o efeito desejado para cabelos normais, secos ou oleosos.


TENSOATIVOS OU DETERGENTES

São o lauril éter sulfato de sódio e lauril sulfato de trietanolamina. Possuem em sua estrutura molecular grupos hidrofilicos e lipofilicos com capacidade de alterar a força de ligação entre sujeira e cabelo, removendo-a. Produzem espuma, emulsionamento e detergencia.


ESTABILILIZADOES DE ESPUMA

A oleosidade natural funciona como inibidor de espuma. O consumidor deseja espuma abundante e estavel durante aplicação de xampus, por isso os estabilizadores são usados em concentração de 2,5 porcento e tem algum efeito condicionador ou suavizantes ( sobreengordurantes). exemplo: dietanolamidas ou alquinolamidas de ácidos graxos de coco,monoetanolamidas a trietanolamina lava, mas deixa residuos ( gorduras).

SOBREENGORDURANTES OU CONDICIONADORES

Se a lavagem é eficaz e o cabelo fica totalmente sem gordura.Ele se carrega de eletricidade estática e torna-se dificil pentear.Os condicionadores são capazes de neutralizar este efeito, compensando o excesso de oliosidade retirada de ácidos graxos de coco.lanolina etoxilada, cetiol, óleo de abacate, amendoas, germe de trigo, jojoba, macadamia, amônios quartenarios, hidrolisados de proteinas de origem animal, colageno, proteinas de leite ou seda e dimeticonascopolioles.

ESPESSANTES

Servem para aumentar a viscosidade, pois xampus mais viscosos mais bem aceitos. Os principais são amidas, betainas, cetiol , dehydol e sais organicos ( cloreto de sódio ou amonio), derivados da celuloses ( metil celulose, hidroxipropil celulose,natrosol), gomas ( xangana, agar), polimeros carboxivinilicos, polivinilpirrolidonas e alcóois polivinilicos ( carbopol).

CONSERVANTES

Evitam a contaminação das emulsões. São usados os parabenos, imidazolidinil ureia, merguard 1200, quartenio 15,kathon gg ou clorometil isotiazo-linona.

ESSENCIAS

São usados geralmente a 0.5 porcento. Podem turvar ou alterar a viscosidade do xampu.

ADITIVOS

A) Sequestrantes: servem para eliminar íons metalicos que se depositam na haste de cabelo dando-lhe aspecto sem vida e fosco. Usa-se EDTA-na2 e ácido citrico.

B) Antioxidantes: conservam a estabilidade da formulação evitando a oxidação de alguns compromentes.Exemplos: tocoferol ( vitamina E) e bht ( butilidroxitoluenno).

C) Filtros solares: protegem o cabelo contra os danos causados pelas radiações ultavioleta. Exemplos: benzofenona e escalol hp 610.


PROTEINAS E DERIVADOS

Efeito protetor e reparador dos cabelos.Ceratina hidrolisada: Elastina hidrolisada; proteina hidrolisada do trigo: colageno; aminoacidos da seda.

VITAMINAS

Usadas de 0.5-1 porcento;
D PATENOL ( vitamina B5): umectante, brilho, une as pontas.
Vitamina E; umectante e antioxidante
Vitamina B6: controla a secreção sebácia.
Vitamina pp (nicotinamida): estimulante capilar anti-seborréico.

SILICONES

Dimeticona: copoliol, brilho, hidratação, penteabilidad úmido/seco.
Ciclometicona: penteabilidade a úmidade, brilho, retenção de cachos.
Microemulsão: reparador de cabelos danificados, tintos, com permanentes.

REGULADORES DO PH

O ph desejavel de um xampu é de 6-6,5 É regulado com solução de ácido citrico, ácido lático, ácido fosforico, ácido glicolico ou hidroxido de sódio.

Um comentário:

  1. PARABENS PELO BLOG, ESTAVA PROCURANDO INFORMAÇÕES SOBRE ESSE ASSUNTO E AI! ACHEI EM SEU BLOG.

    ResponderExcluir

SEJE BEM VINDO, E DEIXE SEU COMENTARIO VERDADEIRO, E ESPERO ATENDER AS EXPECTATIVAS DE QUEM BUSCAR INFORMAÇÃO SOBRE OS ASSUNTOS DESTE BLOG......