domingo, 7 de junho de 2009

CORANTES DE CABELOS


PROCEDIMENTOS ESTETICOS E SUAS
APLICAÇÕES.




São cosmeticos destinados a restituir a cor de cabelo branco ou para trocar a cor natural do cabelo. Aproximadamente 40% das mulheres nos EUA usam alguma forma de corante. É comum o dermatologista ter que lidar com alguns dos seus efeitos colaterais, como dermatite de contato, ressecamento do cabelo e lesões de haste, como tricorrexe nodosa por manipulação inadequada.

CLASSIFICAÇÃO DAS TINTAS DE CABELO

1 - Naturais: vegetais
2 - Metalicos:progressivas ou graduais
3 - Sinteticos ou organicos: temporarios
4 - Semipermanente ou diretas
5 - Permanente ou por oxidação

CORANTES VEGETAIS

O principal é a hena. A hena é obtida do secado das folhas da planta lawsonia inermis que se cultiva no Egito, India e Irã. É um corante alaranjado ( 2- HIDROXIL - 1 -4 NAFTOQUINOSA), que forma de emplastro de hena em pó com agua quente. É muito duradoura e resistente ao uso de xampu.
A camomila é extraida das flores secas da ARTHEMIS NOBILISIS e da MATRICARIA CHAMOMILLA. A camomila é ainda muito usada em xampus e rinses e contem o corante sensibilizante nos profissionais que lidam com a planta, mas não quando usado cosmeticamente.
Existem outros corantes, como o indico, da planta indigofera, salvia, ruibarbo e alhena. A maior vantagem é a segurança, sendo rarissima a dermatite de contato. Como não lesa a ceratina, podem ser usados junto com o permanente, sem perigo. A limitação é que não tem cores muito variadas e naturais. Apesar de não causarem alergia, podem precipitar renite alergica ou asma.

CORANTES METALICOS

Recobrem o cabelo, dando-lhe um brilho metalico. Alguns contem chumbo ou formas queladas de prata, cadmio, niquel, cobalto ou cromio. São cada vez menos usados, porque não tem cores muito bonitas, o deposito de sais metalicos na haste dá sensação de aspereza ao toque, não podem ser usados juntos com ondulação, permanente nem descoloração. A toxicidade são minimos.

CORANTES TEMPORARIOS

Tem elevado peso molecular e se depositam sobre o cabelo. Como não conseguem penetra-lo, podem ser eliminados facilmente na lavagem com xampu, porem não com o penteado diario. Apresentam-se na forma de gel, espumas, xampus que lavam colorindo ou aerossois. Tem maior efeito se forem aplicados junto com calor ou associados com ondulação e exposição ao sol. Suas principais vantagens são sua pouca capacidade alergica, facil aplicação e não lesam os cabelos. São acidos liquidos, coloridos geralmente com corantes azoicos derivados da anilina. Tem a dupla finalidade de retirar completamente a camada alcalina que recobre o cabelo, devolvendo-lhe brilho e dando uma tonalidade agradavel,acrescentando uma fina pelicula colorida hidrossolivel.

COLORANTES SEMIPERMANENTES

Corantes rinses ou corantes semipermanentes são geralmente produtos seguros, ainda que possam causar irritação em pacientes sensiveis ao o-nitroparafenilenodiamina ( ONPPD). São usados para escurecer, nunca para clarear o cabelo. Mantem a coloração durante quatro ou oito lavadas, pois penetram no córtex do cabelo. Para elimina-los usam-se xampus amonicais. São corantes organicos sinteticos, porem não de oxidação, hidrossoluveis, de baixo peso molecular, compostos quimicamente de nitroanilinas, nitrofenilenodiaminas,nitrofenois e antroaquinonas.São aplicados sobre o cabelo úmido e limpo e mediante o agregado de tensoativos, penetram na proporção externa do pêlo. Resistem às interperies, várias lavagens, porem lentamente vão sendo eliminados. Não precisam de agua oxigenada ou amoniaco.

CORANTES ORGANICOS SINTETICOS

São os mais largamente usados, por causa da gama enorme de cores, naturalmente e uniformidade. O cabelo não fica áspero pelo acúmulo de peliculas de corantes. Permite fazer ondulamento concomitante. Não altera a estrutura molecular da ceratina nem seu teor de enxofre. São, porem, os que, mais comumente, causam sensibilização alérgica. A parafenilenodiamina ( PPD) é o principal sensibilizante, podendo causar dermatite na cabeça, no pescoço e nas mãos. Atualmente tem dado menos alergia por causa da melhor educação dos cabeleireiros e usuarios e melhor pureza do (PPD)contaminantes agem como irritantes potenciais ou co-sensibilizantes e porque a reação quimica durante o processo de colorimento é mais acuradamente controlada e completa, levando a pouco ppd livre. O PPD totalmente polimirizado é totalmente inocuo. Na pratica observa-se que a coloração de cabelo caseira causa mais alergia no usuario do que quando feita em salão. Isto é devido à maior quantidade de corante livre residual permanecer no cabelo durante o processo. A paratoluenodiamina (ppd) é de 50% menos causadora de alergia do que o ppd. Se existe suspeita de dermatite de contato a corante de cabelo devem-se fazer testes de contato, com o nppd, ppd eptd, todos a 1%. Sua coloração não se faz de forma direta, porque precisa uma reação de oxidação com o peroxido de hidrogenio que permita a formação de moleculas que passam ao interior do cabelo onde determinam a coloração definitiva. A mistura da tinta com o peroxido de hidrogenio imediatamente antes do seu uso é aplicada sobre o pêlo e a coloração aparece 20 minutos após a aplicação. As moleculas do corante atravessam a cuticula do cabelo e se fixam no cortex e na medula do cabelo, formando composto colorido. Persistem por três a quatro meses.

2 comentários:

  1. Olá, estou encontrando dificuldades em encontrar uma tintura para meus cabelos, não posso nenhuma que contenha amônia, nem peroxido de hidrogenio, as tinturas com Natucor e Ervas da Amazonia não cobrem os cabelos brancos por não conterm peroxido de hidrogenio em sua composição, gostaria de saber quais os métodos mais indicados pra cobertura de cabelos brancos atraves de coloração, já q por ter feito quimioterapia não posso mais utilizar vários componentes incluindo os q contem metais pesados, obrigada.abçs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não existe coloração boa sem amonia.....e nem tintura que não precise misturar ox....não pinte mais ou compre papel crepon!!

      Excluir

SEJE BEM VINDO, E DEIXE SEU COMENTARIO VERDADEIRO, E ESPERO ATENDER AS EXPECTATIVAS DE QUEM BUSCAR INFORMAÇÃO SOBRE OS ASSUNTOS DESTE BLOG......