domingo, 7 de junho de 2009

DESCOLORANTES


A descoloração tem por objetivo clarear a tonalidade de cabelo mediante procedimento quimico, seja com fim estetico em sí ou como passo prévio para uma tintura posterior. É um processo muito agressivo para a haste pilar, pois o efeito que se busca é eliminar a melanina do cabelo. O mais comum descolorante é a agua oxigenada a 20 ou 30 volumes, geralmente com o uso acelerante do amoniaco. Este último deve ser usado com cautela, pois seu uso intempestivo pode levar o cabelo a tons vermelhos poucos esteticos. A descoloração pode tambem ser potencializada pelo calor seco (lampada), ou úmido ( toalhas molhadas, vapor de agua). Outros agentes oxidantes desprendem oxigenio livre e descoloram de forma efetiva e menos agressiva qua a agua oxigenada. São o perborato de calcio, sodio e peroxido de magnesio.


MECANISMO DE AÇÃO

Oxidação de pegmento melanico granulado, naturalmente escuro, que se tranforma em pegmento difuso mais claro. O cabelo descolorado adquire cor amarela ( enxofre, sulfuroso) ou vermelha ( ferro ferruginoso). Se a despigmentação continua por mais de 60 minutos, ela chega ao maximo, ficando o cabelo branco ou ainda levemente amarelado.Os resultados dependem da habilidade do operador,qualidade do cabelo( não se pode garantir um tom determinado). Os oxidantes não só atuam sobre a melanina como tambem sobre a ceratina, rompendo as apontas de enxofre, fazendo o cabelo ficar menos resistente.

DURAÇÃO

Como o cabelo cresce 1.5 cm ao mês, a descoloração deve ser retocada mensalmente.Por o cabelo ser mais sensivel, ele deve ser mais cuidado e hidratado com mais frequencia. Sempre evitar fazer uma descoloração em dermatites do couro cabeludo, cabelos tingidos com sais metalicos ou cabelos com alizamentos ou permanentes. O uso continuo de descolorações deixa o cabelo sem brilho e quebradiço. São vendidos e dois pacotes contendo peroxido de hidrogenio e persulfato de amonia. Este último é potencialmente irritante e sensibilizante ( libera histamina causando edema facial, coceira no couro cabeludo). Se for usado em excessivas concentrações ou se deixado por muito tempo, pode dar tricorrexe nodosa. Em suspeita de alergia, pode-se fazer teste de contato de persulfato de amonia aquoso a 1%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJE BEM VINDO, E DEIXE SEU COMENTARIO VERDADEIRO, E ESPERO ATENDER AS EXPECTATIVAS DE QUEM BUSCAR INFORMAÇÃO SOBRE OS ASSUNTOS DESTE BLOG......