domingo, 21 de junho de 2009
INDICAÇÕES E CONTRA-INDICAÇÕES NOS TRANSPLANTES DE CABELOS
A principal indicação do transplante capilar compreende a alopecia androgenetica, tanto masculina quanto feminina. No caso de individuos do sexo msculino, as melhores indicações encontra-se naqueles que possuam alopecia a partir do grau 2 ( norwood, 1975 ) acima dos trinta anos d idade embora tambem possamos indicar o procedimento para pacientes abaixo desta idade, de preferencia com cabelos não muito liso e que não apresentem muito contraste entre a cor dos cabelos e a cor da pele. No caso de pacientes do sexo feminino, cujo padrão de alopecia apresenta-se normalmente mais difuso, afetanto o alto da cabeça e preservando a linha de implantações.( ludwig 1977), seguem-se as mesmas orientações.Um fator muito importante a ser avaliado é que o candidato ao procedimento deve apresentar uma área doadora com boa densidade para que se obtenha uma qualidade suficiente de unidades foliculares e uma boa elasticidade, para que se evite a formação de cicatrizes muito tensas e que irão se alargar. Outras indicações são: Alopecia cicatriciais, como peseudopelada de Brocq; Alopecia provocada por lupus eritematoso, alopecia causadas por acidentes e queimaduras, desde que não muito extensas e que não tenham afetado significamente a área doadora.
Dentre as contra-indicações, podemos destacar as alopecias androgeneticas muito extensas e cujo paciente não tenha uma boa densidade da área doadora, o que carreta um resultado muito pobre e cosmeticamente indesejado. Alias cabe-nos reforçar o conceito de que a área doadora deve ter uma boa densidade em qualquer candidato ao trasplante, pois é daí que iremos obter uma quantidade suficiente de unidades foliculares. È importante tambem que os individuos muito jovens e que estejam apresentado um grau de alopecia androgenetica ainda totalmente estável sejam muito bem avaliadas para que o procedimento não seja realizado muito precocemente, visto que este jovem poderá evoluir no seu grau de alopecia e no futuro o resultado poderá ser indesejado. Os individuos que apresentam um grau muito extenso de alopecia e com uma área doadora pobre podem se beneficiar de uma ou mais reduções da área calva antes do transplante com o objetivo de se diminuir a região receptora e fazer com que os enxertos obtidos tenham que cobrir uma área menor. A redução é particularmente útil em paciente que possuam algum tipo de alopecia cicatricial muito extensa. Por fim, é muito importante que o candidato ao transplante tenha um expectativa realista quanto ao resultado, pois nem sempre, por mais que a tecnica tenha evoluido nos ultimos anos,conseguiremos obter a mesma densidade que o paciente tinha na adolecencia. Desta forma é muito importante que procuremos esclarecer todas as duvidas antes da cirurgia, visisando à conscientização tanto dos resultados possiveis quanto das limitações de cada caso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um artigo interessante e que deve ser mais conhecida sobre a meu ver. O seu nível de detalhe é bom ea clareza da redação é excelente. Eu tenho bookmarked-lo para você, para que outros poderão ver o que você tem a dizer.
ResponderExcluir