domingo, 31 de maio de 2009

HAIR GLOSS


Podem se usados em terapia forte em cabine e, após, com manutenção quinzenal, são hidratantes densos, aplicados uniformemente no cabelo desembaraçado, deixao-se ficar durante cinco minutos com papel aluminio ou no vapor. evitar touca termica ou infravermelho por se tratar de calor seco. É usado em cabelos muito ressecados, danificados ou tingidos.

LEAVE IN


São aplicados na extensão dos fios limpos e umidos antes de escovar ou nos cabelos secos para desembaraçar e facilitar o penteado. A diferença para o condicionador é que eles permanecem no cabelo depois da lavagem. Protegem e restauram os cabelos, aumentam a resistencia e dão brilho, recuperando e unificando as escamas do fio de cabelo. São principalmente à base de silicones nobres ( ciclometicona e dimeticona), óleo vegetal, filtro solar, vitaminas A e E, manteiga de karité e proteinas, alguns tem proteinas termoativadas ( potencializadas pelo calor do secador nobres).

PROPRIEDADES DOS CONDICIONADORES


O condicionador ideal deve proporcionar: condicionamento ( eleiminação de cargas), formação de filme lubrificante nos fios, facilidade de penteabilidade a úmido e a seco, brilho e redução da fragilidade.
Formula base de um condicionador. geralmente todos tem:
A) Materias graxas; conferem espessamento e sobreengordurancia. Sua função é cobrir a superficie do fio do cabelo com uma pelicula fina, reengordurando a cuticula dos cabelos. ex: álcoois graxos ( cetilico ou cetoestearilico), ésteres graxos ( cutina), lanolina, triglicerides, óleos vegetais, silicones e óleos minerais.

B) Silicones: principalmente as dimeticonas do grupo dimeticona copoliol.

C) Compostos quaternarios ( cationicos): os tensoativos cationicos adquirem carga positiva, quando em solução aquosa. Tem alta irritabilidade para a pele, olhos, baixa detergencia e baixa biodegradabilidade. Tem atividade bactericida e reduzem carga eletrostatica do cabelo. O cabelo absorve os cationicos devido á interação da carga positiva destes com a sua superficie que possui carga final negativa. Consequentemente, ocorre neutralização da carga anionica do cabelo resultando na eliminação da carga eletrostatica.Formam uma pelicula lubrificante responsavel pela diminuição do embaraçamento, facilitando o penteado quando molhado, aumento do volume, efeito antiestatico, aumento de brilho e maciez. O uso continuo pode levar a formação de depositos indesejaveis do polimero sobre o cabelo.

D)Proteinas hidrolisadas; São poliperptidios soluveis em agua, derivados de proteinas animais, como colageno, proteinas do leite ou da seda.

E) Ceramida a 2%: apresenta alta aderencia ao fio, usada em cabelos muito danificados e sem brilho.

CONDICIONADORES


Devem ser usados na última lavada e retirado o excesso.Protegem a haste do cabelo, deixando-a suave e facilmente penteavel.São usados principalmente em cabelos submetidos a agressões mecanicas, fisicas ou quimicos, continuas, como lavados frequentes, penteados repetidos e ondulações.São preparações cationicas com finalidade de neutralizar residuos dos tensoativos anionicos e cargas negativas presente nos cabelos, eliminando com isso a atração estática. Atenuam o ressecamento por ação emoliente e formam, na superficie do cabelo, uma pelicula lubrificante facilitando a penteabilidade. O efeito condicionador se baseia na deposição, ao longo da superficie dos cabelos ou no interior de suas fibras, de componentes funcionais resistente ao enxague subsequente.

PRINCIPAIS PRINCIPIOS ATIVOS USADOS EM XAMPUS


antecaspa e controle da oleosidade



CETOCONAZOL 2%; piritionato de zinco 2%; sulfeto de selenio 2%; extrato de algas marinhas,piridoxina ( vitamina B6 ].
extratos vegetais: 1 a 5%
alecrim: tonico e estimulante.
aloé vera: cicatrizante, umectante, emolieante.
algas marinhas: umectante
arnica: adstrigente, descongestionante.
centelha asiatica: tonico, estimulante da circulação.
calendula: antiinflamatorio, ati-septico, antialergico.
camumila: descongestionante, clareador
capsicum: rubefaciente.
erva-doce: calmante e descogestionante.
hamamélis: adstrigente.
jaborandi: tonico estimulante.
jjoba: umectante e adstrigente.

BASES PARA XAMPUS


Existe uma base comum a todos os xampus, variando a concentração de acordo com o efeito desejado para cabelos normais, secos ou oleosos.


TENSOATIVOS OU DETERGENTES

São o lauril éter sulfato de sódio e lauril sulfato de trietanolamina. Possuem em sua estrutura molecular grupos hidrofilicos e lipofilicos com capacidade de alterar a força de ligação entre sujeira e cabelo, removendo-a. Produzem espuma, emulsionamento e detergencia.


ESTABILILIZADOES DE ESPUMA

A oleosidade natural funciona como inibidor de espuma. O consumidor deseja espuma abundante e estavel durante aplicação de xampus, por isso os estabilizadores são usados em concentração de 2,5 porcento e tem algum efeito condicionador ou suavizantes ( sobreengordurantes). exemplo: dietanolamidas ou alquinolamidas de ácidos graxos de coco,monoetanolamidas a trietanolamina lava, mas deixa residuos ( gorduras).

SOBREENGORDURANTES OU CONDICIONADORES

Se a lavagem é eficaz e o cabelo fica totalmente sem gordura.Ele se carrega de eletricidade estática e torna-se dificil pentear.Os condicionadores são capazes de neutralizar este efeito, compensando o excesso de oliosidade retirada de ácidos graxos de coco.lanolina etoxilada, cetiol, óleo de abacate, amendoas, germe de trigo, jojoba, macadamia, amônios quartenarios, hidrolisados de proteinas de origem animal, colageno, proteinas de leite ou seda e dimeticonascopolioles.

ESPESSANTES

Servem para aumentar a viscosidade, pois xampus mais viscosos mais bem aceitos. Os principais são amidas, betainas, cetiol , dehydol e sais organicos ( cloreto de sódio ou amonio), derivados da celuloses ( metil celulose, hidroxipropil celulose,natrosol), gomas ( xangana, agar), polimeros carboxivinilicos, polivinilpirrolidonas e alcóois polivinilicos ( carbopol).

CONSERVANTES

Evitam a contaminação das emulsões. São usados os parabenos, imidazolidinil ureia, merguard 1200, quartenio 15,kathon gg ou clorometil isotiazo-linona.

ESSENCIAS

São usados geralmente a 0.5 porcento. Podem turvar ou alterar a viscosidade do xampu.

ADITIVOS

A) Sequestrantes: servem para eliminar íons metalicos que se depositam na haste de cabelo dando-lhe aspecto sem vida e fosco. Usa-se EDTA-na2 e ácido citrico.

B) Antioxidantes: conservam a estabilidade da formulação evitando a oxidação de alguns compromentes.Exemplos: tocoferol ( vitamina E) e bht ( butilidroxitoluenno).

C) Filtros solares: protegem o cabelo contra os danos causados pelas radiações ultavioleta. Exemplos: benzofenona e escalol hp 610.


PROTEINAS E DERIVADOS

Efeito protetor e reparador dos cabelos.Ceratina hidrolisada: Elastina hidrolisada; proteina hidrolisada do trigo: colageno; aminoacidos da seda.

VITAMINAS

Usadas de 0.5-1 porcento;
D PATENOL ( vitamina B5): umectante, brilho, une as pontas.
Vitamina E; umectante e antioxidante
Vitamina B6: controla a secreção sebácia.
Vitamina pp (nicotinamida): estimulante capilar anti-seborréico.

SILICONES

Dimeticona: copoliol, brilho, hidratação, penteabilidad úmido/seco.
Ciclometicona: penteabilidade a úmidade, brilho, retenção de cachos.
Microemulsão: reparador de cabelos danificados, tintos, com permanentes.

REGULADORES DO PH

O ph desejavel de um xampu é de 6-6,5 É regulado com solução de ácido citrico, ácido lático, ácido fosforico, ácido glicolico ou hidroxido de sódio.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

XAMPUS


VARIOS PRODUTOS USADOS PARA A LIMPEZA,
EMBELEZAMENTO E CORREÇÃO DE PEQUENOS
DESVIOS DA NORMALIDADE DOS CABELOS.




São preparações cosmeticas com finalidades de promover a higiene dos cabelos e do couro cabeludo atraves da eliminação da oleosidade, de celulas epidérmicas descartaveis, de residuos de cosmeticos e de sujeiras do meio ambiente.

propriedades desejadas nos shampus:

PH fisiologico ligeiramente ácido: cor e odor atraentes.

Detergente: limpeza em poucos minutos, sem desengordurar demais.

Espuma abundante: viscosidade adequada.

Não irritarem os olhos nem mucosas.

Solubilidade em água; não deixar residuos pegajosos.

Maleabilidade: os cabelos não devem ficar eletricos ou encrespar-se.

Brilho: fornecer ou devolver brilho aos cabelos.

Facilitar o penteado do cabelo, deixando-o pouco eletrizado e suave.

Inocuidade tóxicologica ao usuario( como são aplicados em solução por tempo curto, reações alérgicas são raras) e ao meio ambiente, economicos, se possiveis.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

PREVENÇÃO CONTRA A QUEDA DE CABELOS


PARTE 02




Nós acreditamos que a tóxina mais efetiva contra os próblemas associados a perda de cabelos é a prevenção.
Nós temos a medicina preventiva (CHECK-UP), odontologica preventiva,cuidados prenatais, etc...
Estes exames preventivos detectam e ajudam a resolver os assuntos antes que eles se tornem sérios próblemas. No caso dos cabelos não deixe de averiguar os cinco sinais de avisos e sintomas relacionados a perda dos cabelos que já foram mencionados nas edições anteriores deste blog. A frase que diz que a prevenção vale mais aque a cura tem muitas verdades, isto é muito importante lembrar quando falamos de perda de cabelos e afinamento dos mesmos,identificar os próblemas o mais cedo possivel e cuidar deles ajuda a manter a densidade e a saúde dos cabelos. Uma higiene diaria que limpe, purifique e desentoxique o couro cabeludo, cabelos e foliculos pilosos deverá ser uma importante parte da sua manutenção contra uma possivel perda dos cabelos. O tipo de shampoo que voce usa é extremamente importante! shampoos comuns e convencionais são formulados para limpar a fibra dos cabelos, mas esquecem do couro cabeludo e os foliculos pilosos ( ORIFICIO DE ONDE NASCEM OS CABELOS).
O que é necessario é usar um shapoo que limpe, purifique e desentoxique os fios dos cabelos, a pele do couro cabeludo e os foliculos pilosos sem agredi-los. Tambem é importante usar um condicionador que alem de condicionar os cabelos tambem controle a umectação e energize as atividades celulares da parte viva dos cabelos dentro do couro cabeludo, e nutra o foliculo piloso e os tecidos que o cercam.
Para que voce consiga isso é necessario usar produtos com ingredientes que não seja onvencionais ou de uso comum. Voce precisa selecionar shampoos purificadores, desintoxicantes, e condicionadores e tratamentos que contem bio-nutrientes como vitaminas, proteinas e amino acidos. Estes proporcionam a raiz dos cabelos, couro cabeludo e pele a nutrição necessaria para que eles se mantenham saudaveis. Evite produtos modeladores e finalizadores que contem proteinas animais que são perigosos,polimentos , resinas plasticas, alcool sorvente , ou produtos que prometem dar ou tirar volume dos cabelos instantaneamente. Na verdade estes produtos ajudam voce alcançar o visual desejado,mas eles tambem poderão criar acumulos de residuos no couro cabeludo e bloquear os foliculos pilosos. Cuida tambem da parte viva dos seus cabelos ( RAIZ). O CABELO É A COROA DA BELEZA FISICA.

terça-feira, 26 de maio de 2009

PREVENÇÃO CONTRA A QUEDA DE CABELOS

PARTE 01
É sempre importante consultar um médico DERMATOLOGISTA se voce estiver notado uma queda excessiva de cabelos, Inflamação no couro cabeludo ou desenvolvendo áreas calvas, mas por voce estar sempre em contato com seu cabeleireiro ou esteticista eles poderão ser uma das primeiras pessoas a notar o problema e ser sua primeira defesa.Fique alerta, problemas de saúde, medicação, dieta alimentar, ou predisposição genetica poderá ser a causa. Voce deve procurar por um médico e ser tratado o mais breve possivel, porque a sua perda de cabelos ou calvice, poderá ser a indicação de problemas mais graves.
Stress e trauma, alto consumo de gordura animal, e rapida dieta para aperder peso podem causar deficiencias em biotina, ferro, proteinas e zinco ( essenciais para os cabelos estarem saudaveis). Um alto consumo de vitamina A e problemas com a tireoide tambem causará perda e afinamento dos cabelos.
Como em todos os problemas médicos ou desordem internas, quando mais breve o problema for identificado e tratado maiores são as chances para proteger a sua saúde e perda de cabelos.
Quando a perda de cabelos é ineitavel, peruca, alongamento, aplique ou um novo corte de cabelo, bem como um novo penteado poderá ajudar em sua aparencia capilar.
A maioria dos fabricantes de muitos dos produtos para os cabelos, bem como modeladores e finalizadores estão especificamente formulando produtos para cosmeticamente dar aos seus cabelos uma aparencia de maior volume e suporte nas raizes.
Estes produtos deveriam ser cuidadosamente examinados, porque eles simplismente encapam os cabelos e criam acúmulos quimicos no couro cabeludo. Isto pode fazer com que os foliculos pilosos (orificios de onde os cabelos crescem) fiquem bloqueados, desta forma aumentando os problemas associados com foliculo pilosos versus detritos quimicos e perda de cabelos.
Se a sua escolha e opção é a cirurgia para transplantar cebelos e voce tem poder aquisitivo para isto, hoje já existem técnicas de transplantar cabelos que o deixará feliz. Estas novas tecnicas estão mais avançadas e trazendo um delineamento capilar mais natural

segunda-feira, 25 de maio de 2009

QUIMIOTERAPIA SEM PERDA DE CABELOS


QUIMIOTERAPIA QUE NÃO PODERÃO CAUSAR PERDA
DE CABELOS







ACTNOMYCIN
BLEOMYCINS
CARBOPLATIN
METHOTREXATE
MITOMYCINE C
VINBLASTINE

QUIMIOTERPIA


QUIMIOTERAPIA QUE PODEM
CAUSAR PERDA DOS CABELOS






ANSACRINA
CISPLATINUM
CYTOSINE ARABINOSIDE
CYCLOPHOSPHAMIDE (CYTOXAN)
DOXORUBICIN (ADRIAMYCIN)
EPIRUBICIN,ETOPOSIDE (TAXOL)
IFOSFAMIDE
VINCRISTINE (ONCOVIN)

ANÁGENA EFFLUVIUM


Perda de cabelos causadas por radiação e quimioterapia usadas para tratamento de cancer.Radiação e quimicas usadas em tratamento de cancer funciona para matar as celulas canceriginas e muitas vezes tambem faz com que os cabelos parem de crescer.Elas são designadas para matar celulas que se reproduzem muito rapdamente, como aquelas produzidas pela papila.Celulas de cabelos, bem como celulas do cancer são imediatamente atacadas pelos efeitos tóxicos de radiação e quimioterapias selecionadas.Os cabelos começam a cair rapdamente e em grandes quantidades dentro de 03 semanas após o primeiro tratamento.Literalmente todo o cabelo pode cair tambem, pode cair da noite para o dia.Geralmente o crescimento dos cabelosse normaliza rapdamente após parar com os tratamentos.

TELOGENA EFFLUVIUM


Afeta homens e mulheres.Uma perda de cabelos generalizada que ocorre após um trauma fisico, stress emocional,ou anormalidades da tireoide.Geralmente isso ocorre dentro de 2 ou 3 meses do incidente.Altos nivei de stress, cirurgia, infecção, febre alta e repentina, mudanças nos niveis hormonais, como periodo pós-gestação tambem pode desencadear esta forma de perda de cabelos.

TENEA CAPITIS


Uma perda de cabelos localizada causada por trichophyton tonsurans, uma infecção fungal do couro cabeludo.Este fungo do couro cabeludo faz o cabelo arrebentar junto ao couro cabeludo.Se for tratado imediatamete a perda de cabelos pode ser minimizada.

TRICOTILOMANIA


Uma vontade não natural e irresistivel de puxar e arrancar o seu proprio cabelo.Isto é causado por certas desordens psicologicas. nos estados unidos foi feito uma estatistica que 2.7 porcento da população são afetadas por essa ação compulsiva.Existe medicamentos que tem sido efetivos e tratar esta condição psicologica. No entanto o crescimento dos cabelos nem sempre tem sucesso

ALOPECIA TRAUMATICA/TRAÇÃO


Uma perda de cabelos generalizada e trazida pela maneira apressiva de pentear, fazer penteados ou escovar os cabelos.É tambem causada por puxar os cabelos das raizes por tempo prolongado como rabo de cabelo apertado, tranças apertadas, torcer os cabelos ou qualquer forma de trabalho onde os cabelos são puxados em demasia do couro cabeludo ou apertados.Isto pode resultar em uma perda de cabelos permanente.Aplicar constatemente altas calorias e fortes produtos quimicos no couro cabeludo, como por exemplo descoloração, tintura, permanente, alizamento, relaxante, etc.. sem trata-lo imediatamente pode causar uma temporaria e rápida perda de cabelos.

ATRIQUIA COGENITAL


Bastante comum e presente na hora do nascimento.Atriquia cogenital geralmente se apresenta em pequenasas áreas onde o foliculo não cresce cabelos.

ALPLASIA CUTIS CONGENITA


Uma rara desordem da pele que aparece no nascimento como pequenas áreas com bolhas no couro cabeludo.Geralamente desaparece com o tempo.

PSEUDOPELADE


Uma rara doença da pele que geralmente afeta pessoas idosas e resulta em uma perda de cabelos permanente.Ela se apresenta em pequenas áreas calvas lizas, macias e depressas.

LIQUEN PLANUS


Uma ra doença que ataca a pele e as membranas mucosas.Isto geralmente aparece no pulso,no antebraço, perna, tornozelos,ou na parte baixa das costas próximo as nádegas.Portanto pode tambem aparecer no couro cabeludo na forma de saliencia avermelhadas.

LUPUS DISCÓIDE ERYTHEMATOSUS


É UMA DOENÇA DO TECIDO CONECTIVO QUE CRIA PEQUENAS LESÕES. SE NÃO FOR TRATADA A PELE SE TORNA LISA E O CABELO NÃO RENOVARÁ.

ALOPECIA SCARRING


UMA FORMA RARA DE ALOPECIA CAUSADA QUANDO O FOLICULO PILOSO ESTÁ INFLAMADO POR CAUSA DE INFECÇÃO. GERALMENTE APARECE NO COURO CABELUDO EM FORMA CIRCULAR E ÁSPERA. ISTO TEM SIDO ASSOCIADO E ACREDITA-SE QUE PODE SER CAUSADA POR UMA VARIEDADE DE DESORDEM DA PELE.

ALOPECIA UNIVERSALIS


UMA FORMA AVANÇADA DE ALOPECIA AREATA, REFERE-SE A UMA PERDA TOTAL DE TODOS OS CABELOS DO COURO CABELUDO E PELOS DO CORPO.

ALOPECIA TOTALIS


UMA FORMA AVANÇADA DE ALOPECIA AREATA.REFERE-SE A PERDA TOTAL DOS CABELOS NO COURO CABELUDO.

ALOPECIA AREATA


Alopecia areata geralmente aparece no couro cabeludo, mas pode ocorrer ou espalhar pela face e o restante do corpo. De um modo geral acredita-se que é um mal funcionamento imunologico, mesmo que ninguem esteja certo disso.O que se sabe é que uma vez que voce a tem, voce sempre a terá. Uma mudança nas unhas como sulcada, áspera, ou a perda do brilho pode ser sinais de uma prédisposição a ter alopecia areata.
Alopecia areata geralmente aparece como uma área singular calva ou varias áreas calvas circular intercaladas.Esta condição pode ser temporaria e poderá até mesmo haver uma autocorreção em poucos meses.Alopecia areata é geralmente uma perda de cabelos limitada e localizada, mas que leva o foliculo piloso à estar dormente. No entanto tambem pode em casos extremos progredir para a perda total dos cabelos do couro cabeludo (alopecia totalis) ou a perda total dos cabelos no couro cabeludo e pelos do corpo(alopecia universalis).

ALOPECIA MITOGENICA


O padrão masculino e feminino de calvice tambem são associados com um parasita conhecido por demodex folliculorum. Este tipo de perda de cabelos é usualmente associado com excesso de produção sebacea e inflamação.Alopecia mitogenica pode aparecer como os padrões conhecidos ou difusa pelo couro cabeludo, ou simplismente uma redução do delineamento capilar frontal.

ALOPECIA ANDROGENICA



PADRÃO MASCULINO E FEMININO
DE CALVICE.





Padrão masculino e feminino de calvice tambem são associados com pseudo-estrogenio e um descontrole hormonal no corpo que é herdado.As aparencias de alopecia androgenetica e androgenica são identicas, mas as causas são diferentes.Alopecia androgenica não é herdada e pode ir de perda de cabelos localizada até a calvice total.

ALOPECIA ANDROGENETICA



ALOPECIA ANDROGENETICA
PERDA DE CABELOS LOCALIZADA
ATÉ A CALVICE.





No homem, a alopecia androgenetica pode ir de perda de cabelos localizada até a calvice total. Na mulher, a perda é difusa( ESPALHADA) e aparece no topo ou lados do couro cabeludo.Basicamente, a alopecia androgenetica é causada por uma flutuação hormonal que é herdada ( enzima 5-alpha redutase) e resulta em toxicidade de dht. A maioria dos padrões masculinos e femininos de perda de cabelos e calvice estão associados com alopecia androgenetica.

PADRÃO MASCULINO DE PERDA DE CABELOS




TIPOS DE PERDA DE CABELOS






O padrão masculino de calvice é o tipo de perda de cabelos mais acomum, tipicamente aparece como uma redução do delineamento capilar frontal caracterizado pelo formato de uma ferradura chamado calvice padrão Hamilton.
Ela tambem aparece na coroa da cabeça (vertex). O padrão masculino de calvice pode começar na puberdade.Geralmente ela é causada por uma combinação, dermodex folliculorum, mudanças no corpo relacionadas á idade e pseudo- estrogenios.

EXCESSO DE PELOS NA MULHER


MULHER, EXCESSO DE PELOS CO CORPO
( HIRSUTISMO) OU APARIÇÃO REPENTINA
DE PELOS NA FAÇE E CORPO.




Na maioria das vezes a causa do excesso de pelos faciais ou corporais namulher é um descontrole hormonal, e é um sinal de aviso que este mesmo descontrole hormonal pode causar a perda prematura dos cabelos(calvice).
Sintomas e sinais de aviso múltiplos, no homem e na mulher, aumentam as possibilidades de perda prematura dos cabelos e calvice. ALOPECIA é um termo médico que significa calvice.

EXCESSO DE PELOS


EXCESSO DE PELOS NO CORPO
DO HOMEM




PELOS NO PEITO: 50 PORCENTO DE RISCO DE CALVICE
PELOS NO PEITO OMBROS E COSTAS: 70 PORCENTO DE RISCO DE CALVICE
PELOS EM TODO O CORPO: 90 PORCENTO DE RISCO DE CALVICE

PERDA EXCESSIVA DE CABELOS


PERDA EXCESSIVA DE CABELOS DIARIAMENTE





Os cabelos devem ser repostos nas mesmas quantidades que são perdidos para poder manter a densidade normal, quando lavados diariamente é normal prerder até 50 fios de cabelos . a perda de mais de 50 fios diarios pode ser um sinal de aviso que poderá haver problemas de perda de cabelos.

ALOPECIA AREATA


È UMA PERDA DE CABELOS NÃO HORMONAL







Alopecia Areata é sistemica, e é uma queda de cabelos não hormonal. Genetica, dieta alimentar e stress provoca o que se acredita ser uma doença do sistema autoimunologico e a subsequente perda dos cabelos está associada a isto.Uma vez que voce tem alopecia areata, mesmo que as áreas calvas apareçam e desapareçam, é em geral uma condição cronica e um sinal de aviso de que poderá haver problemas mais severos com perda dos cabelos. ( alopecia totalis, alopecia universalis). Cuidados apropriados com o couro cabeludo pode em alguns casos reduzir a severidade dos epsodios ou crises, e o tempo entre uma crise e outra. Mas, não se conhece até o momento uma solução definitiva por este problema.

SEBORREIA


SEBORREIA DOENÇA QUE PROVOCA A
PERDA PREMATURA DOS CABELOS





Uma doença funcional da glandula sebacea marcado por aumento na quantidade, e muitas vezes uma alteração da qualidade das secreções das glandulas sebaceas. Como seborreia, a glandula sebacea produz excesso de sebo, no qual se acumula no couro cabeludo. Quando a glandula sebacea, sendo ela regulada por hormonios, produz sebo em excesso é um sinal de aviso, e indica o mesmo descontrole hormonal que muitas vezes leva a perda prematura dos cabelos.

SINAIS DE AVISO DE PERDA DE CABELOS


SINAIS DE AVISO E SINTOMAS QUE PODEM LEVAR
A UMA PERDA DE CABELOS PREMATURA E
ANORMAL





ACNE: Acne cistica ou acne com cisto contendo queratina e sebo é uma inflamação da glandula sebacea por secreção retida. Acne cistica é associada com dht, entretanto a presença deste tipo de acne é um sinal de aviso e indica o mesmo descontrole hormonal que muitas vezes leva a perda prematura de cabelos.

HORMONIOS


MUDANÇAS ARTIFICIAIS NOS NIVEIS
DE HORMONIOS





A perda dos cabelos tem sido associada com a flutuação nos niveis de hormonio ou gestação,pilulas anteconcepcionais, menopausa e tratamentos em casa (como medicamentos comprados sem receitas médica e ocasionalmente suplementos vitaminicos a base de ervas).
A pobre circulação sanguinea priva os cabelos em desenvolvimento de uma nutrição apropriada e de remoção de tóxinas.
Agressão mecanica como lavar, pentear e escovar os cabelos agressivamente ou massagear o couro cabeludo agressivamente, puxar, trançar, torcer, entrelaçar, pentear e amarrar muito apertadamente, puchando os cabelos, incluindo apliques e alongamentos feitos impropriamente ou individamente. muitas vezes causa perda de cabelos temporariamente ou até mesmo permanentemente. Couro cabeludo não higienizado corretamente, acumulo quimico deixado por shampoos e condicionadores convencionais, produtos modeladores e finalizadores que depositam resinas e polimeros no couro cabeludo, podem causar perda de cabelos.

domingo, 24 de maio de 2009

AURELIO/ VOCABULARIO


BUSQUE OS SIGNIFICADOS DOS TERMOS
EXIBIDO NESTE BLOG




ACNE CÍSTICA: Acne com ciste contendo sebo e queratina, inflamação das glandulas sebacias por secreção retidas.

ALCOOL: Álcool solvente é um poderoso solvente que é comumente usado como uma forma barata de penetrar na pele.Este álcooldanifica as proteinas e é conhecido por ser uma quimica toxica.

ALOPECIA: Um termo médico que significa calvicie, especialmente da cabeça.

ANÁGENA: Fase de crescimento do cabelo, dura de 2 a 6 anos.

ANDRÓGENA: Uma substancia que produz ou estimula o desenvolvimento das caracteristicas masculina como o hormonio testosterona.

AROMATASE: Uma enzima ou complexo de enzimas que promove a conversão de um andrógeno,como a testosterona, para estrogenio, como o estadiol.Testosterona pode aromatizar (converter) para estrogenio.Estrogenio pode aromatizar (converter) para testosterona ou dht.

ASSIMILAÇÃO: A transformação dos alimentos em tecidos vivos.É a habilidade de nosso corpo em absorver e usar as vitaminas que nós dispensamos aos nossos corpos.

AUTO: 'Sí mesmo' Doença auto imune; Doenças produzidas quando a tolerancia normal do corpo de seus produtores antigenos nas celulas deseparecem.Pode ser iniciada ou ser resultado de uma produção de antecorpos, algumas vezes com danificações a componentes normais do corpo.

BULBO PILOSO: O Bulbo piloso se encontra na base do cabelo, conectado com a papila e é onde o cabelo se desenvolve.

CABELO: Um fio queratinizado que cresce na pele dos mamiferos.Ele é formado basicamente de proteinas e sinteses de carbohidratos.

CABELO TERMINAL: É o cabelo saúdavel, com as raizes aprofundadas no couro cabeludo, ou seja, os cabelos que cortamos, lavamos, colorimos, etc.

CAPILARES: São minusculos vasos sanguineos que conectam as arterias as veias.

CATÁGENA: A fase intermediaria do ciclo de crescimento dos cabelos.está entre a fase de crescimento ( anágena) e a fase de repouso e perda do cabelo(telogena)

CELULA: Uma minuscula massa de protoplasma que forma a unidade estrutural de todo o corpo organizado.As celulas carregam em sí, todas as atividades funcionais do corpo.

CELULAS DA PAPILA DERMAL: Regula o crescimento do foliculo e o periodo de repouso.

COLAGENO: O colageno dá resistencia e estrutura a pele.Junto com a elastina, o colageno forma uma ligação de apoio a proteina, que é essencial para manter a pele e os cabelos saúdaveis.

DERMODEX FOLLICULORUM: Parasita do foliculo piloso ou da façe; Um parasita microscopico que infesta os foliculos pilosos e glandulas sebacias de varios mamiferos incluindo os seres humanos.

DERME: Camada da pele que se encontra imediatamente abaixo da epiderme, ou seja, a verdadeira pele.Consiste de duas camadas, a papilar e a reticular. A derme cório é composta de tecidos conectivos fibrosos que contem colageno, elastina e numerosos capilares linfaticos e nervos.Aqui tambem se encontra os foliculos pilosos, musculo eretor, glandulas sebacias sudoripas e seus canais.

DHT ( DEIDROTESTOSTERONA) : Um poderoso hormonio formado por uma reação enzimatica entre a enzima 5 alpha redutase e testosterona em tecido de pele responsivo (tissue responsive skin) o couro cabeludo é tecido de pele responsivo.DHT é a causa principal de perda de cabelos em homens e mulheres.

EFEITOS PHOTO TOXICOS DA LUZ SOLAR: Dht pode tambem ser formado atraves da ação de uma classe de quimicas conhecidas para radicais livres, que são formados quando a luz ordinaria do sol chega a penetrar na pele.

ELASTINA:Elastina traz a eleaticidade da pele, junto com o colageno, a elastina forma uma ligação de apoio a proteina, que é essencial para manter a pele e os cabelos saúdaveis.

EPIDERME:A camada da pele que é visivel e palpavel.

ESTRADIOL: Um esteroide feminino produzido pelos ovarios e que possui propriedades estrogenicas.

ESTROGENIO: Qualquer substancia natural ou artifcial que induz estro,e o desenvolvimento das caracteristicas sexuais femininas: mais especificamente, os hormonios estrogenicos, são produzidos pelos ovarios. Ele é tambem conhecido como o hormonio sexual femonino.

ENZIMAS: Qualquer um dos numerosos complexos de proteinas que são produzidos por celulas vivas e cataliza reações bioquimicas nas temperaturas do corpo.

FIO DE CABELO: A parte do fio do cabelo, ou pelo que está para fora do couro cabeludo ou pele.

FOLICULO PILOSO: Um sofisticado recipiente no couro cabeludo de onde os cabelos crescem. A alta atividade celular o faz vuneravel as mudanças internas e externa no meio ambiente.

GLANDULAS CEBACIAS& SEBO: É uma glandula na pele com uma secreção oleosa e é regulada por hormonio. A glandula sebacea solta uma secreção de sebo, um material gorduroso que lubrifica os foliculos e a pele.Acredita-se que elas trazem nutrientes e elementos necessarios para o crescimento dos cabelos, e possivelmente traz toxinas e poluentes para dentro dos foliculos. A falta ou o excesso de produção de hormonio pode formar pequenos blocos sebacios comprometidos com residuos foliculares. A glandula sebacea tambem envia sebo para dentro do foliculo piloso onde o demodex folliculorum vive e se alimenta da sabacea. Esteparasita vive e morre dentro do foliculo provocando deterioração do foliculo, minituarização e perda dos cabelos. O demodex fica totalmente encoberto de sebo, enganando o sistema imunologico, não permitindo o reconhecimento deste parasita.

HEREDITARIEDADE: Trasnmição de traços dos ancestrais para descendentes atraves de mecanismos moleculares encontrados maiormente np dna ou rna dos genes.

HIPODERME: A hipoderme contem os foliculos pilosos, musciulo eretor, glandulas sebaceas e sudoriparas e celulas gordurosas.

HIRSUTISMO: Crescimento de cabelos em locais e quantidades não comuns, como pelo na face das mulheres ou nas costas dos homens.

HORMONIO: Uma substancia quimica formada em um orgão ou parte do corpo e carregado pelo sangue para outro orgão ou partes do corpo no qual estimula a atividade funcional ou secreção.

LIGADURA DO CABELO ( BONDS) . : O sal é responsavel por manter a elasticidade do fio de cabelo.O hidrogenio é responsavel por reter umectação.O bissulfeto é responsavel por dar resistencia maxima ao fio de cabelo.
SAL:Elasticidade ( quando no conjunto de uma formula ou metabolizado pelo corpo)
HIDROGENIO: Umectação
BISSULFETO: Ressistencia.

LIPIDIOS HIDROFÓBICOS: ( substancia que não se misturam com agua, como secreção sebacea). São produzidos no corpo e comtem dht que interrompe o crescimento de cabelos saúdaveis.

MICROCIRCULAÇÃO: Pequenos capilares na superficie interna da pele.

minituarização: Foliculos pilosos que são reduzidos em tamanhos e que passam a produzir cabelos finos, frageis e fracos( penugem).

MUSCULO ERETOR: É um musculo associado com a base de cada fio de cabelo.Ele se contrai quando a superficie do corpo sente frio, desta forma dando aparencia do arripio.Ele comprime as galndulas cebaceas que se encontram logo acima dele.


PAPILA: Uma projeção do cório que se estende até dentro do bulbo na parte inferior do foliculo piloso.Ela comtem capilares que atraves deles o cabelo recebe sua nutrição.

PENUGEM: É um cabelo extremamente fino, despigmentado, com as raizes bem rasas e presentes no couro cabeludo e no corpo.

PH: É um simbolo que identifica a concentração do potencial hidrogenico, ou seja o grau de acidez ou alcalinidade.

PROTEINA: Uma substacia organica complexa que está presente em todos os tecidos vivos como a pele,couro cabeludo,cabelos em formação e unhas.

PROTEINAS E SINTESES DE CARBOHIDRATOS:Atraves deste processo o cabelo é formado.

PSEUDO: Combinação de formas que segnifica falso ou imitação.

PSEUDO-ESTROGENIO: Poluentes conhecidos no nosso meio ambiente que afeta o ciclo reprodutivo de certos animais.Estes poluentes estão ligados as causas de perda de cabelos, como um dos maiores causadores, eles tambem são muito conhecidos como uma imitação do estrogenio.

QUERATINA: Um fibra resistente, proteina insoluvel e formadora dos principais componesntes dos cabelos e unhas.

RESIDUOS FOLICULARES: Aumulos deixados por xampoos, condicionadores, finalizadores e modeladores comuns e convencionais. Acumulo de residuos cosmedicos, cloro e minerais.

RADICAL LIVRE SUPERÓXIDO :Tipo de radical livre mais comum que existe é o principal causador do envelhecimento prematuro photo-toxico ou o atrofiamento das celulas da pele.Quando isto ocorre,as celulas produzem menos colageno e elastina.Ele é mortal a todas as celulas, incluindo no foliculo piloso responsaveis pelo desenvolvimento, manutenção e crescimento dos cabelos.

RECEPTOR: Um componente da celula que combinado com medicamentos, hormonios ou mediador quimico, altera a função da celula.

SEBO: A secreção gordurosa sebacea.

SEBORREIA: Uma doença funcional da glandula sebacea, marcado por um aumento e alteração da qualidade da secreção sebacea.

SITIOS RECEPTORES : Proteina cravada na membrana plama da celula.Eles são encontrados em volta dos foliculos pilosos.São como magneticos que atraem nutrientes essenciais para a reprodução e crescimento de cabelos saúdaveis.

TELOGENA: Fase de repouso (perda) no ciclo de crescimento do cabelo. Alguns fatores podem prematuramente enviar o foliculo a esta fase.Isto pode resultar em uma perda diaria, excessiva de cabelos.

TESTOSTERONA: Um hormonio masculino que é produzido nos testiculos ou feito sinteticamente.Ele é responsavel por induzir e manter as caracteristicas sexuas secundarias masculinas.

TOMADA DE OXIGENIO E NUTRIENTES: Melhorando a higiene da pele ou do couro cabeludo, o foliculo piloso recebe mais nutrientes e oxigenio, encourajando o crescimento dos cabelos e corrigindo muitos problemas do couro cabeludo ou pele.

TOXINAS: Quimica danificadoras, Algumas das quais danificam as celulas vivas. Podem ser criadas pelo proprio corpo(dht) ou introduzidas no corpo oralmente ou até mesmo topicamente como alcool solvente.

PVC OU PVP (SILICONE). Costumeiras resinas plasticas usadas em produtos convencionais para cabelos. Geralmente estas resinas plasticas são usadas em muitos produtos como hidratantes, condicionadores, restauradores, resconstrutores, ativadores de cachos, controladores de volume e reparadores de pontas. Tambem são usados em muitos produtos para dar a aparencia de molhado fixação e brilho. Produtos com tais ingredientes impermiabilizam e impregnam os fios de cabelos, a pele e o couro cabeludo, causando um acumulo de residuos plasticos que bloqueam os foliculos pilosos( orificios de onde os cabelos crescem). Eles tambem encapam os fios de cabelos não permitindo a penetação de nutrientes vitais para a saúde dos cabelos. É uma mascara para os problemas dos cabelos danificados e não um tratamento.

DEMODEX FOLLICULORUM


OUTRAS CAUSAS DE PERDA DE CABELOS QUE SÃO
COMUNS E ANORMAIS




Demodex, um parasita microscopico, tambem tem sido associado com o afinamento ou perda dos cabelos. Este parasita foi originalmente descoberto em 1840, por Richard Owens e por muito tempo sabe-se que habitam no couro cabeludo, sobrancelhas, e nas areas da testa. Os laboratorios de pesquisas fizeram a primeira descoberta ligando o demodex e a perda de cabelos em 1997. Desde então isso foi estudado e confirmado pela universidade TULANE de medicina em 1999.O Demodex não está presente no couro cabeludo de todas as pessoas. Este organismo microscopico produz uma enzima digestiva chamada lípase. A lipase é necessaria para que o demodex possa quebrar e se alimentar do sebo produzido pelas glandulas sebácias. Couro cabeludo com quantidade excessiva de sebo ( oliosidade) aparentemente parece mais propensos a terem colonias de demodex. Este ecto-parasita tem um casco exterior, no qual o sebo gruda nele tenazmente. O demodex rouba do cabelo em desenvolvimento nutrientes essenciais alimentando-se do sebo produzido. Acredita-se que o demodex nasce, vive reproduz e morre em 15 dias dentro do foliculo piloso. Demodex é um estranho no foliculo piloso, e a lipase produzida por ele, acredita-se que ela adversamente afeta a qualidade, condição e a aparencia do cabelo.A presença de demodex tambem tem sido associada com inflamações. no qual encurta o ciclo de vida dos cabelos.
Estudos na universidade de medicina TULANE, confirma a ligação entre demodex e a perda de cabelos.Mesmo sabendo que o demodex não está presente em todos os couros cabeludos, os estudos descobriram que o demodex estava presente em 88 porcento dos homens e mulheres que foram clinicamaente analisados com perda de cabelos. Tambem o demodex não foi encontrado em 91 porcento de homens e mulheres clinicamaente analisados que tinham uma densidade normal de cabelos.

sábado, 23 de maio de 2009

MEIO AMBIENTE


OS POLUENTES





Nosso couro cabeludo está continuamente exposto a poluentes do ar, cloro, metais, minerais e aguas poluidas. Poluentes do meio ambiente como pseudo-estrógenio (imitação de estrogenio) e toxinas poduzidas no nosso corpo, como por exemplo o dht, podem simultaneamente contribuir com a perda dos cabelos. O sol tambem é um dos maiores danificadores dos foliculos. Atraves dos efeitos de luzes photo-toxicas os radicais livres são formados quando a luz solar( ou luz dos tubos florescente,cama ou camara bronzeadora) atinge e penetra a pele. Estes raios UV-A são nocivos e podem de uma forma não natural envelhecer as celulas da pele, incluindo o couro cabeludo desprotegido.

MEDICAMENTOS


EFEITOS COLATERAIS





Os efeitos colaterais de medicamentos podem causar perda dos cabelos porque os foliculos são super sensiveis a mudanças. Por exemplo: pilulas anteconcepcionais contem hormonios. Quase todas as terapias hormonais tem o potencial para causar a perda de cabelos.Esteroides, quimioterapias especificas, bem como medicamentos para controlar a pressão sanguinea, deabetes, doenças do coração, e até mesmo medicamentos para acne podem causar uma perda de cabelos permanente ou temporaria.

SAÚDE


SAÚDE




Nem todos os corpos saúdaveis produzem cabelos bonitos e saudaveis! mal funcionamento da glandula tireoide, que produz hormonios (no qual causa hipertireoide e hiportireoide), é um dos poucos problemas da perda dos cabelos relacionada á saúde. Os efeitos colaterais da medicação usada para tratar doenças como à tireoide, tambem podem causar problemas de perda dos cabelos. Mulheres gravidas, geralmente consideradas saudaveis, tambem podem experimentar a perda dos cabelos que é geralmente associada com uma temporaria mudança hormonal no corpo.

ALIMENTAÇÃO


NUTRIÇÃO & DIETA ALIMENTAR




Alto consumo de gordura animal ( como as encontradas em fast food), excesso de vitamina A ou rápida perda de peso, reduz os aminoácidos e a assimilação de vitaminas necessarias para o crescimento dos cabelos, pobres nutrição, limitando a quantidade necessaria de alimentos, e dietas de proteina liquida podem causar a perda dos cabelos.Deficiencia em biotina, ferro, proteinas e zinco são particulamente nocivas ao crescimento de cabelos saudaveis.

STRESS/ TRAUMA






STRESS/ TRAUMA




O aumento do stress provoca um aumento dos niveis de testosterona, no qual converte para dht e enterrompe o ciclo de crescimento dos cabelos. Tambem o stress ou trauma, causa uma constrição no abastecimento sanguineo dos vasos capilares, causando falta de tomada de oxigenio e nutrientes,isto causa uma pobre assimilação de vitaminas e nutrientes para o foliculo piloso.

A GENETICA


PRE-DISPOSIÇÃO GENÉTICA





Pesquisas cientificas mostraram que nas ultimas década a perda dos cabelos está em alta para os homens e mulheres. Uma predisposição genética para ter equilibrio e desequilibrio hormonal, bem como a conversão de testosterona em deidrotestosterona ( dht), pode ser herdado tanto por parte da mãe como do pai.O envelhecimento tambem tem parte na deterioração do foliculo piloso e perda de cabelos. Por toda a nossa vida os niveis de testosterona e estrogenio em homens e mulheres passam por mudanças dramaticas. Estas flutuações hormonais e a conversão para o dht podem causar perda dos cabelos. A identificação de um gene " bald" ( calvo) somente existe em casos raros de alopecias totalis e universalis.As quedas de cabelos mais comuns são relacionadas à idade e predisposição familiar para ter mudanças hormonais que podem causar a perda dos cabelos.

FIQUE DE OLHO


RAZÕES DE PERDA DE CABELOS: CAUSAS POSSIVEIS





PRÉ- DISPOSIÇÃO GENETICA : HISTORIA FAMILIAR DE PERDA DE CABELOS

TRAUMA/STRESS: CONSTRIÇÃO DO ABASTECIMENTO SANGUINEO,
POBRE ASSIMILAÇÃO DE VITAMINAS E OUTROS

NUTRIÇÃO/ DIETA ALIMENTAR: ALTO CONSUMO DE GORDURA ANIMAL

SAÚDE: TIREÓIDE E GESTAÇÃO

MEDICAMENTO: QUIMIOTERAPIA

MEIO AMBIENTE: PSEUDO-ESTROGENIO E PSEUDO-ANDRÓGENOS

TABELA


TABELA DE PERDA DIARIA DE CABELOS




NORMAL 10 A 50 FIOS POR DIA

MODERADAMENTE NORMAL 51 A 100 FIOS POR DIA

ANORMAL 101 A 150 FIOS POR DIA

SIGNIFICATIVAMENTE 150 OU MAIS FIOS POR DIA

sexta-feira, 22 de maio de 2009

DEFININDO A PERDA DE CABELOS


DEFINIÇÃO DO QUE E NORMAL E ANORMAL
QUANTO A PERDA DE CABELOS







Alguma perda ou queda de cabelos diariamente é normal para homens e mulheres. O que deve preocupar-nos é a quantidade perdida diariamente.Nós temos entre 150.000 a 200.000 mil fios de cabelos em nosso couro cabeludo. Em qualquer época em condições normais, cerca de 90 porcento dos cabelos no couro cabeludo se encontram na fase anagena ( periodo de crescimento) que dura de dois a seis anos. Os outros 10 porcento dos cabelos do couro cabeludo estão na fase catagena ( fase intermediaria) entre uma e duas semanas antes de entrarem na fase telógena ( fase de repouso) entre cinco e seis semanas, seguidas da perda dos cabelos. O conhecimento geral indica que perda entre 100 a 125 fios de cabelos por dia é normal. Entretanto, novas pesquisas mostraram que quando os cabelos são lavados diariamente, uma perda acima de 50 fios por dia está em execesso. Isto é uma indicação de que poderá ocorrer problemas com perda dos cabelos. Obviamente que os cabelos necessitam ser repostos nas mesmas quantidades que são perdidas diariamente para manter a densidade dos cabelos existentes, seguida da fase telógena da papila dermal levarão de nove semans para produzir um novo cabelo na fase anágena.
Um novo cabelo na fase anágena, primeiro parece como penugem e quando encontra condições normais, ele logo tem sua raiz aprofundada na pele.E se protegido este novo cabelo se matura para um cabelo terminal forte e resistente. Para o desenvolvimento de um novo cabelo é crucial que o foliculo piloso esteja aberto, limpo e livre de quaisquer residuos e toxinas durante esta fase. Na maioria dos casos, produtos convencionais para os cabelos e produtos de finalização e modelagem contem pegajosas proteinas animal e resinas que pesam os cabelos e muitas vezes entopem ou bloqueiam os foliculos.Isto inibe um novo cabelo que está na fase anágena de obter oxigenio, e os nutriente necessarios para o crescimento de cabelos saudaveis. No entanto este bloqueio nos foliculos tem o potencial para inibir este novo e fragil cabelo a sair do foliculo e eventualmente para fora do couro cabeludo. A chave é manter o foliculo e o couro cabeludo livre de residuos, detritos, toxinas e poluição, para que os cabelos que estão na fase anágena possam crescer e maturarem-se em cabelos mais cheios, grossos, fortes e permanecerem por mais tempo no couro cabeludo.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

MINIATURIZAÇÃO DO CABELO






O QUE É MINIATURIZAÇÃO DO

CABELO?




Os foliculos pilosos são senssiveis a mudanças internas e externas. Portanto, quaisquer mudanças na dieta alimentar, niveis de stress, medicamentos, saude e condições do meio ambiente em que vivemos, tem um impacto negativo na miniaturização dos foliculos pilosos. A genetica tambem é parte dos problemas para muitos homens e mulheres.O QUE É MINIATURIZAÇÃO DO CABELO? simplismente o foliculo piloso é reduzido em tamanho, desta forma produzindo cabelos pequenos e finos.Quando os cabelos em um estado suadavel passam pelo seu ciclo de vida, nós teremos os cabelos mais bonitos, cheios e grossos.Porem quando os cabelos passam por um ciclo de vida reduzido, nós teremos um cabelo mais fraco e fino. Se cada ciclo de vida ocorrer muito rapidamente nós veremos os cabelos se miniaturizando e eventualmente voltarem a ser penugem.
As penugens não constituem suas raizes aprofundadas na pele, isto por causa dos seus curtos ciclo de vida. elas não tem chance de se maturarem e aprofundarem as suas raizes para a zona proliferativa da pele, proximo da nutrição vinda da corrente sanguinea como nos cabelos terminais. Os cabelos terminais são mais grossos fortes e resistentes, e ao mesmo tempo permanecem na fase anágena por muito mais atempo do que as penugens. Os cabelos miniaturizado ( penugem no couro cabeludo), são facilmente arrancados do couro cabeludo, interrompendo seu ciclo de vida e diminuindo a chance de um novo cabelo crescer novamente no mesmo foliculo.